Class News
Fotos: André Costa
Situada no extremo nordeste goiano, a cidade de Mambaí sempre teve dificuldade de logística, em razão da situação das rodovias. Agora, com o anúncio da pavimentação da BR-030, ligando a cidade ao município de Cocos, na Bahia, é esperado que o escoamento de produção, bem como o do turismo na região – com cachoeiras e cânions – seja ampliado. A opinião é do vice-governador Daniel Vilela, que participou da solenidade que lançou o edital de pavimentação do trecho, nesta quarta-feira (22/11), no Ministério de Transportes, em Brasília
“Essa rodovia vai fazer com que Mambaí seja uma receptora de bens e produtos, especialmente do oeste baiano. Outro detalhe importante é que agora Mambaí é a cidade mais próxima do litoral que nós temos em Goiás. Então, será também um local de passagem para aqueles que vão buscar o litoral baiano”.
Serão pavimentados 191,5 quilômetros da BR-030/BA/GO, importante rota entre o Centro-Oeste e o sul da Bahia. A obra foi incluída no Novo PAC e tem valor estimado de R$ 550 milhões.
Para o anfitrião do evento, o líder da pasta, ministro Renan Filho, a pavimentação do trecho é “uma obra transformadora para o Brasil Central, para o oeste baiano e para o sul da Bahia como um todo. Também para conexão de Brasília com essas regiões”.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou sobre a necessidade de investimentos em logística. “Isso aqui que está sendo feito é redução de custo, redução de custo da produção, aumento de capacidade de competição do Brasil, dos estados, dos municípios, para elevar o PIB brasileiro. Nós vamos reduzir o custo Brasil investindo em tecnologia, investindo em logística, melhorando nossas estradas, implantando ferrovias, ou nós vamos ficando cada vez mais em desvantagem competitiva, diminuindo a nossa capacidade de gerar emprego e renda”.
Mambaí e Cocos são cidades com posição privilegiada e a estrada vai possibilitar o escoamento da produção de ambos os estados, além de favorecer o turismo, na opinião do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. “Aqui, hoje, nós celebramos muito e celebramos uma estrada importante, que vai reduzir em 200 quilômetros para quem quer chegar ao litoral. Fora a questão de segurança, evitar acidentes, evitar assaltos nas estradas”.
Prefeito de Mambaí, Joaquim Barbosa Filho, também comemorou a novidade. “É uma obra tão sonhada, tão esperada, para a Mambaí, para os goianos e para o pessoal do agro. O escoamento sai tudo para o Mambaí. E isso é uma obra que há mais de 50 anos a gente espera. E isso é só felicidade para os goianos e para os baianos também”.