Gastronomia

Benefícios e as melhores Receitas com Berinjela

Class News

A berinjela é um legume rico em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol.

Além disso, ela tem poucas calorias e pode ser usada em diversas receitas como pizzas, lasanhas, saladas e refogados, auxiliando em dietas de emagrecimento.

Assim, incluir a berinjela na alimentação diárias traz benefícios como:

  1. Prevenir doenças cardíacas, por ser rica em antocianina, um antioxidante potente que está presente na sua casca roxa;
  2. Reduzir o colesterol ruim, por conter o antioxidante nasunina;
  3. Evitar a formação de aterosclerose, por controlar os níveis de colesterol no sangue;
  4. Melhorar a circulação sanguínea, por promover a saúde dos vasos;
  5. Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
  6. Prevenir anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir meia berinjela diariamente, sendo importante evitar sua utilização em pratos fritos, pois ela absorve muita gordura. Veja como fazer um suco de berinjela para baixar o colesterol:

Ingredientes

  • 1/2 berinjela fatiada com casca
  • Suco natural de 3 laranjas

Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.

De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.

Para manter suas propriedade saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida.

Quando muito grande, a berinjela costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas de berinjela e deixando agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar e secar as rodelas, levando-as para cozinhar ou fritar logo após esse processo.

Quando consumida em excesso, normalmente mais de 3 berinjelas por dia, esse legume pode causar efeitos colaterais como enxaqueca, diarreia, desconforto e dores abdominais.

Receitas saudáveis com Berinjela:

 Água de berinjela para emagrecer

Para emagrecer, deve-se tomar diariamente 1 litro de água de limão com berinjela, seguindo a receita:

Ingredientes

  • 1 berinjela pequena com casca
  • Suco de 1 limão
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Cortar a berinjela em rodelas e adicionar à jarra com 1 litro de água, juntamente com o suco de limão. A mistura deve ficar na geladeira durante toda a noite para ser consumida ao longo do dia seguinte.

Receita de Berinjela no forno

Esta receita é muito saudável, nutritiva e rápida de fazer.

Ingredientes:

  • 1 berinjela
  • Para temperar: azeite, sal, alho e orégano à gosto

Modo de preparo:

Basta fatiar a berinjela e colocar numa travessa. Cobrir com um pouco de azeite virgem extra e depois adicionar os temperos. Levar ao forno por cerca de 15 minutos em fogo médio, até ficar dourada. Pode-se ainda polvilhar um pouco de queijo mussarela por cima, antes de levar ao forno para gratinar.

Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é uma ótima opção para o almoço, pois é muito nutritiva e saudável.

Ingredientes:

  • 3 berinjelas
  • 2 xícaras de molho de tomate caseiro
  • 2½ xícaras de queijo cottage
  • Para temperar: sal, pimenta e orégano à gosto

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 200°C, lavar e cortar as berinjelas em fatias finas e depois colocá-las em uma frigideira quente rapidamente para deixar as fatias de berinjela sequinhas. Em uma travessa de lasanha, colocar uma camada fina de molho para cobrir o fundo e depois uma camada beringela, molho e queijo. Repetir esse processo até a travessa ficar cheia e finalizar a última camada com molho e um pouco de queijo mussarela ou parmesão para gratinar. Levar ao forno por 35 minutos ou até gratinar.

 

 

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo