Gastronomia

Bacalhau: Receitas Criativas e Cheias de Sabor para a Páscoa

Class News

Presença confirmada no cardápio do almoço de Páscoa, o bacalhau é leve, saboroso, saudável, e pode compor receitas frias ou quentes. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá sugestões de pratos criativos que levam o pescado: Barquinhas com salada de bacalhau, Bacalhau no Papelote e Escondidinho de Bacalhau

Mesa pronta, família reunida, sentimentos de união, alegria e renovação! Independentemente da crença, os dias que marcam a celebração da Páscoa são ocasiões bastante aguardadas, tanto pelo momento especial compartilhado com pessoas queridas como também pelas tradicionais receitas que são servidas.

Dentre os pratos que de praxe são preparados, há um ingrediente que, sem dúvidas, rouba a cena e é um dos mais esperados do menu nessa data: o bacalhau. Com textura marcante e sabor inconfundível, o pescado é capaz de agradar os mais diferentes paladares por conta de sua versatilidade, e pode ser usado tanto em pratos frios, como a Barquinha com Salada de Bacalhau, ou então quentes, como o Bacalhau no Papelote e o Escondidinho de Bacalhau, apostas para a Páscoa da Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Além disso, como todo bom peixe, é repleto de vitaminas e nutrientes, como o ômega 3, que auxilia na saúde do coração e do cérebro. Também é muito rico em magnésio, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para um bom funcionamento do organismo. Ainda é válido ressaltar que o bacalhau é uma carne leve, com baixo teor de gordura e muito nutritiva, sendo composta por até 40% de proteína.

Para quem não abre mão do pescado à mesa, a nutricionista mostra o passo a passo das três opções de pratos que certamente vão surpreender os convidados durante as comemorações. Aproveite!

BARQUINHAS DE BACALHAU

Ingredientes:

1 xícara de bacalhau assado e desfiado

2 colheres de sopa de maionese

2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas

2 colheres de sopa de cheiro verde bem picadinho

Sal e pimenta do reino a gosto

Barquinhas para rechear

Modo de preparo:

Misture o lombo, o cheiro verde, as azeitonas e a maionese, formando um creme. Tempere com o sal e a pimenta. Recheie as barquinhas e sirva gelado.

OBS: A dica prática é usar a Salada Oba Bem Querer como opção de recheio. Já vem pronta e é uma delícia!

BACALHAU NO PAPELOTE

Ingredientes:

4 postas de bacalhau (aproximadamente 150g cada)

1 cebola roxa fatiada

8 tomates cereja cortados ao meio

4 batatas médias fatiadas

4 colheres de sopa de azeitonas pretas fatiadas

4 colheres de sopa de cenoura picada em cubos

4 buquês de brócolis

Azeite a gosto

Pimenta do reino e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Deixe o bacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Em uma panela, ferva água suficiente para cobrir os legumes picados (batata, cenoura e brócolis). Cozinhe por 5 minutos. Separe 4 pedaços de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar o bacalhau com os demais ingredientes. Coloque o bacalhau no papelote e faça uma camada com a cebola fatiada e as azeitonas. Ao lado, monte os legumes pré-cozidos com o tomate cereja. Salpique sal, pimenta do reino, cheiro verde e o azeite. Feche cada papelote, vedando bem para facilitar o cozimento. Coloque os papelotes em uma forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

ESCONDIDINHO DE BACALHAU

Ingredientes:

500g de bacalhau

1 cenoura ralada

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

150 ml de leite integral

150 ml de creme de leite

1 pão francês (molhado no leite)

50 ml de azeite

Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau em fogo baixo até amolecer. Escorra a água, desfie os pedaços e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura, a cebola e refogue até que os vegetais amoleçam. Acrescente o bacalhau desfiado, o leite e o creme de leite. Deixe cozinhar em média 20 minutos. Acrescente o pão umedecido, mexendo até que ele se desmanche. Passe o conteúdo da panela para uma assadeira. Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo