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Tipos de mensagens que você pode enviar no período de fim de ano

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Nesse período de festas, as possibilidades de envios são muitas, e dependendo da estratégia que você está seguindo, podem ser combinadas muito bem para uma experiência de compras ou de aproximação dos clientes com a sua marca.

O momento certo de dar início a estes envios vai depender de como a sua marca pretende se posicionar, mas é interessante pensar em começá-los antecipadamente. Bombardear os contatos nos últimos dias antes das principais datas poderá não ter o efeito desejado. Veja algumas possibilidades de mensagens:

  1. Promoções/descontos especiais

Essa é, provavelmente, a modalidade mais enviada nessa época. Nesse tipo de envio é importante mostrar o valor claro da sua proposta. Se você enviar mais um email cheio de imagens de produtos sem nenhum valor especial, é bem provável que ele fique perdido entre as quantidades cada vez maiores de email que habitarão as caixas de entrada dos destinatários.

Use o email marketing como uma forma de potencializar uma boa oferta, oferecer frete gratuito ou algum brinde para compras específicas. Esse email deve ter uma linha de assunto muito forte, que chame a atenção dos destinatários logo na caixa de entrada, acompanhado de um layout que dê destaque aos produtos e ao benefício enviado.

  1. Informativo/guias/recursos

Esse tipo de email normalmente não é associado a campanhas de vendas, mas pode ser uma boa forma de chamar a atenção e de ser sempre lembrado pelos seus clientes. Nessas mensagens você pode investir em conteúdo diferenciado, guias para compra de presentes, ideias para amigo secreto, programas para fazer nessa época de final de ano, receitas, dicas e muito mais.

Vale também pensar em dicas especiais relacionadas ao seu negócio que ajudem o seu público a resolver um problema: se preparar para esta época do ano. Afinal, muitas vezes, o final do ano acaba sendo uma época muito atarefada e é bom expor a sua marca desta forma.

Essa é uma boa possibilidade de aproximar seu email marketing da sua estratégia de redes sociais: você pode fazer alguns posts sobre o assunto e enviar o conteúdo completo para quem assinar a newsletter, por exemplo.

  1. Reengajamento

Campanhas de reengajamento podem ser um pouco complexas, assim como são os contatos que não estão em contato com a sua marca. São destinatários que não se descadastraram, mas que não estão interagindo e que podem assim acabar afetando a sua entregabilidade. Essa época de festas pode ser muito boa para tentar fazer esses contatos se interessarem de novo pelo seu conteúdo. A ideia dessa campanha é realmente oferecer algo que vai ser muito interessante e útil para as pessoas, um desconto especial pode ser uma boa maneira de chamá-los de volta.

  1. Felicitações

Esse é o bom e velho cartão de fim de ano enviado por email. Ainda assim, é um email que deve ser muito bem preparado e redigido, que realmente transmita os valores da empresa. É uma boa oportunidade de agradecer aos seus contatos e de deixar uma boa mensagem, reforçando a relação entre clientes e a sua marca. Você pode incentivar o compartilhamento da mensagem, o envio para os amigos, podendo inclusive ganhar novos assinantes para a sua lista.

  1. Aviso

Você pode utilizar o email como um canal para enviar avisos aos seus clientes e contatos: caso sua empresa vá atuar em um horário diferenciado na época das festas ou vá fazer férias coletivas entre Natal e Ano Novo, o email é uma boa forma de deixar todos avisados e evitar incômodos.

Outro aviso muito útil é alertar até quando seus contatos podem realizar uma compra e ainda sim recebê-la para o Natal. Pode ser um aviso de “Última chance”. É algo com muito apelo comercial, além de ser muito útil para seu público.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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