GastronomiaNotíciasSaúde

ALIMENTOS QUE PODEM AJUDAR A CONTROLAR A ASMA

Class News

Dia 21 de junho é lembrado como o Dia Nacional de Controle da Asma, uma das principais doenças crônicas que acomete as vias respiratórias e o pulmão. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de como a alimentação pode ser uma aliada para uma melhor qualidade de vida dos asmáticos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a asma afeta pelo menos 300 milhões de pessoas pelo mundo. No Brasil, são 6,4 milhões de pacientes acima de 18 anos, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os principais sintomas apresentados são falta de ar, tosse constante, chiado ao respirar, desconforto torácico, ansiedade e, eventualmente, infecção na garganta.

O dia 21 de junho marca a luta das pessoas que sofrem com a doença e visa conscientizar a população a respeito dos seus sintomas e modos de prevenção. A data também coincide com a chegada do inverno, período em que os sintomas se agravam por conta das baixas temperaturas e maior permanência em ambientes fechados.

Embora não tenha cura, a asma pode ser controlada com hábitos saudáveis e uma boa alimentação, segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. “Podemos controlar a asma através de uma alimentação com perfil anti-inflamatório, ou seja, rica em vegetais e ômega-3 e pobre em alimentos ultraprocessados”, diz.

Ela recomenda o consumo diário de, pelo menos, três a cinco porções de frutas, legumes e verduras. “E a ingestão de alimentos como açafrão e gengibre”, ressalta. Entre os alimentos ricos em ômega-3, Renata sugere peixes como o salmão e a sardinha e, também, a semente de linhaça.

Segundo Renata, a vitamina D é um nutriente que vem sendo muito associado ao controle das manifestações do trato respiratório. “Para garantir bons níveis, é necessária a exposição solar por pelo menos 15 minutos diariamente, sem uso de protetor solar, em horário de sol forte (após as 10h e antes das 16h).”

A nutricionista cita, ainda, uma revisão publicada em 2020, que reforça a necessidade do consumo frequente de vegetais e sugere que pode ser interessante reduzir o consumo de leite e derivados, “embora essa recomendação não seja consenso na literatura científica.”

“É importante falar que manter o peso corporal adequado é fundamental para ajudar no controle da asma, sobretudo dos casos mais graves”, aponta. “Há estudos que mostram que a perda de peso, nos casos de obesidade, pode favorecer redução no perfil inflamatório do organismo e ajudar no controle da asma “, diz.

Um outro estudo publicado em 2021 mostra que, quando as gestantes consomem ômega-3 em quantidade adequada, ocorre redução no risco de desenvolvimento de asma pela criança Renata indica três receitas com alimentos que ajudam a controlar a asma:

Macarrão com brócolis
Ingredientes
1⁄2 xícara de chá de bacon picadinho
1 brócolis ninja picado
1⁄2 pimentão vermelho picado
500g de macarrão penne cozido
1 colher de sopa de cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite junto com o bacon e deixe fritar. Acrescente o alho e a cebola e refogue bem. Depois, acrescente o brócolis e o pimentão bem picadinhos e deixe refogando em fogo baixo, com a panela tampada. Acrescente o macarrão previamente cozido quando o brócolis estiver macio. Acerte o sal e a pimenta e sirva em seguida.

Suco de laranja, kiwi e espinafre
Ingredientes
2 kiwis maduros
2 laranjas descascadas
1 xícara de chá de folhas de espinafre
500 ml de água filtrada
Gelo a gosto

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida, preferencialmente sem coar.

Creme de morango com coco
Ingredientes
1 envelope de gelatina sem sabor
1⁄2 xícara de chá de coco ralado
1⁄2 xícara de chá de leite de coco
4 colheres de sopa de mel
1⁄2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de morangos picados

Modo de preparo:
Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador a gelatina, o leite de coco, o mel, a água e os morangos. Coloque em taças e leve para gelar. Quando começar a ficar um creme firme, finalize com o coco ralado por cima de cada taça e volte para a geladeira por mais 2 horas antes de servir.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo