NotíciasSaúdeVariedades

Alimentação saudável garante energia para curtir o Carnaval

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas para cair na folia sem colocar a saúde em risco

Para aproveitar o Carnaval sem colocar a saúde em risco, a hidratação deve ter atenção especial. O alerta é da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, que dá outras dicas para os foliões terem energia para curtir os dias de festa. “Devemos sempre nos hidratar muito bem antes, durante e após as festividades. Água, sucos naturais e água de coco são os grandes aliados nessa hora. Suco de melão, melancia, laranjas e mexericas são excelentes”, orienta.

A nutricionista recomenda beber água periodicamente, principalmente quando há consumo de bebida alcoólica. “Isso ajuda a garantir a hidratação, favorece uma redução na ingestão das bebidas, o que evita excessos, e minimiza o efeito do álcool”.   

Renata lembra que o uso de sucos adoçados, refrigerantes ou energéticos não ajuda a hidratar, uma vez que contêm açúcares. “Os energéticos, que geralmente têm grandes quantidades de cafeína, podem prejudicar a hidratação pelo efeito diurético. Seu consumo deve ocorrer com moderação”.  

A alimentação também merece cuidado. “Alimentos leves e de boa digestibilidade, como frutas, legumes e pães, são boas opções, pois fornecem energia e não causam desconfortos gastrointestinais. O ideal é manter a rotina alimentar o mais parecida possível com a que já está acostumado. Evitar o consumo de alimentos novos, que podem causar alergia ou intolerância, ajuda a não estragar as festas”, afirma a especialista.  

Para manter a imunidade em dia, a nutricionista orienta consumir boas fontes de proteínas magras (como queijos, carnes, iogurtes, oleaginosas) e de vitamina C (como a laranja, mexerica, goiaba, kiwi, maracujá, morango, limão). “A vitamina C também é um importante antioxidante, que combate os radicais livres que o corpo acumula com a exposição ao sol, consumo de álcool e desgaste físico. Alimentos roxos e avermelhados, como uvas, melancia, morango, pitaya, cerejas e ameixa também ajudam no processo de reduzir os efeitos do estresse oxidativo e são boas opções para incluir na alimentação”.  

Renata sugere um cardápio prático para os dias de folia e ensina receitas fáceis de fazer para ajudar a hidratação:  

SUGESTÃO DE CARDÁPIO: 

Café da manhã: Pão integral com requeijão + Suco natural de laranja + Café 

Lanche da manhã: Ameixa  

Almoço: Arroz integral + Cenoura e vagem refogados + Patinho moído refogado com ervilhas + Água de coco + Abacaxi de sobremesa  

Lanche da tarde: Salada de frutas com iogurte natural e castanhas 

Jantar: Tapioca com frango desfiado, salada de alface, tomate, pepino e palmito + Suco natural de melancia + Kiwi de sobremesa  

SUGESTÕES DE RECEITAS:  

Smoothie de frutas cítricas 

Suco de 1 limão

Suco de 2 laranjas-pera 

2 kiwis 

300ml de água de coco 

1 xícara de chá de gelo 

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida 

Taça de frutas com iogurte 

100ml de iogurte 

1 colher de sopa de chia 

1 kiwi médio picado em cubos 

2 fatias de abacaxi cortadas em cubos  

1 ameixa cortada em cubos  

3 a 4 castanhas de sua preferência trituradas 

Modo de preparo:

Misture o iogurte com a chia. Misture todas as frutas em um recipiente à parte. Em uma taça, intercale camadas de iogurte e de frutas.  Finalize com uma última camada de iogurte e salpique castanhas trituradas por cima. Sirva gelado. 

Chá refrescante de verão 

500ml de água 

Suco de um limão 

2 saquinhos de chá de hortelã 

2 saquinhos de chá de erva doce 

Modo de preparo:

Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. 

 SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo