Beleza

ALIADAS DA BELEZA: CONHEÇA AS FRUTAS QUE AJUDAM NOS CUIDADOS DA PELE E DOS CABELOS

Class News

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o morango e o mamão são algumas das frutas importantes que auxiliam na beleza da pele, cabelo e, até mesmo, das unhasCom a aproximação do inverno, hidratação e uma alimentação equilibrada, com as vitaminas essenciais, são a combinação perfeita para uma pele saudável

Os cuidados com a pele vão muito além do skincare. Uma alimentação saudável com alimentos ricos em antioxidantes é o principal passo para tratar da pele de dentro para fora, deixando-a com um aspecto iluminado e uma textura macia, como é o caso das frutas que são fontes de vitamina A: “O mamão, o morango, a manga e o melão, por exemplo, favorecem a ação da elastina, auxiliando na diminuição da flacidez”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Com a chegada do inverno, a pele começa a ficar um pouco mais seca e sem hidratação. Pensando nisso, a nutricionista explica que, ao incluir essas frutas na alimentação e bebendo bastante água, todos os dias, elas podem garantir efeitos terapêuticos em várias desordens de pele, reduzindo, assim, a produção das glândulas subáreas (sebo) e promovendo a eliminação de toxinas.

Já para a saúde dos cabelos, a vitamina C é indispensável. “Laranja, acerola, caju e goiaba contribuem para a formação do colágeno, favorecendo a sustentação da pele”, complementa a nutricionista. A falta de ferro, associada a deficiência dessa vitamina, pode levar a queda de cabelo, uma vez que essas proteínas são fundamentais para a saúde capilar.

“As frutas vermelhas, o mamão, a uva, a ameixa, a laranja e a acerola são antioxidantes e fontes de vitamina E, que atuam diminuindo os radicais livres e protegendo as células do organismo do estresse oxidativo”, ressalta. Em especial, o morango possui flavonoides, um composto que auxilia a prevenir o envelhecimento cutâneo causado pela exposição ao sol e às lâmpadas. E o mamão também possui ação cicatrizante, ajudando no processo de regeneração das células.

De acordo com Renata, a má nutrição celular, o stress, a autoimunidade deficiente, os fatores hormonais e até a idade interferem no envelhecimento da pele, cabelos e unhas. Por isso, uma dieta equilibrada, muita hidratação e exercícios físicos fazem parte de uma rotina saudável para quem busca uma melhor qualidade de vida.

A nutricionista também aborda que os nutrientes das frutas são melhor absorvidos quando consumidos crus ou in natura. Porém, para quem quer inovar na cozinha e garantir um sabor delicioso e saudável em qualquer momento do dia, Renata Guirau listou abaixo 3 receitas para a saúde da pele e dos cabelos, e que também ajudam no fortalecimento das unhas.

SUCHÁ DE HIBISCUS COM FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes:
500 ml de água
4 colheres de sopa de folhas desidratadas de hibiscus
1 fatia de gengibre
1 xícara de chá de frutas vermelhas picadas (morango, amora, mirtilo, framboesa) – podem ser congeladas

Modo de preparo:
Aqueça a água com o gengibre até começar a ferver. Desligue o fogo e acrescente as flores de hibiscus. Deixe descansando por 10 minutos e, em seguida, leve à geladeira por 30 minutos. Acrescente as frutas vermelhas e sirva em seguida!

VINAGRETE DE ABACATE

Ingredientes:
1 avocado
1 maxixe
5 tomates cereja cortados ao meio
1/2 cebola roxa fatiada
Pimenta dedo de moça a gosto
Folhas de coentro a gosto
1 Limão
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo: Corte o avocado ao meio e coloque em uma frigideira grande, com a casca virada para cima. Ao lado, acrescente o tomate, a cebola e o maxixe. Regue com azeite e leve para tostar. Retire do fogo assim que ficarem grelhados, coloque em uma tábua e retire a casca do avocado, pique e misture todos os ingredientes, temperando com o limão e o sal.

CREME DE MANGA COM LARANJA

Ingredientes:
1 xícara de manga madura picada
1/2 xícara de suco de laranja pera
1/2 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de nozes picadas
1 sachê de gelatina sem sabor
Suco de 1 limão

Modo de preparo:
Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Bata no liquidificador com as frutas e o iogurte e, depois, distribua o líquido em taças. Finalize com as nozes e leve para gelar por pelo menos 1 hora antes de servir.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo