Política

Agropecuária goiana registra criação de 9,1 mil postos formais de trabalho nos oito primeiros meses de 2021

Class News

Apesar de leve recuo no mês de agosto, dados do Ministério da Economia seguem positivos para Goiás e mostram crescimento de 30,5% em relação aos oito primeiros meses do ano passado

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, divulgado nesta quarta-feira (29/9), revela um saldo positivo de 9.141 postos formais de trabalho no setor agropecuário goiano de janeiro a agosto deste ano. Houve 27.493 admissões contra 18.352 desligamentos no período. O saldo positivo supera em 30,5% o resultado dos oito primeiros meses de 2020. No último mês de agosto, o setor contabilizou 2.270 admissões e 2.417 desligamentos – déficit de 147 vagas.

Bastante ligada ao setor agropecuário, a indústria de fabricação de produtos alimentícios registrou um saldo positivo de 543 postos formais de trabalho criados em agosto e de 4.627 novas vagas no acumulado deste ano (janeiro a agosto). O resultado para os primeiros oito meses do ano cresceu 20,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto de 2021, o segmento somou 28.560 admissões contra 23.933 desligamentos.

 Em nível nacional, o saldo da criação de postos formais de trabalho na agropecuária segue positivo no período de janeiro a agosto de 2021, com 186.453 vagas abertas. O setor realizou 748.709 admissões e 562.256 desligamentos. Apenas em agosto, foram criadas 9.232 vagas no setor agropecuário brasileiro.

“Embora cada Estado tenha suas particularidades, o agronegócio vem entregando resultados consistentes ao país, contribuindo com a geração de empregos e renda. Este é um setor que merece ser valorizado cada vez mais”, diz o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Em Goiás, temos um governo que desde o início reconheceu essa importância e se colocou como parceiro do produtor para levar emprego e renda a todos os cantos do Estado”, completa.

SAIBA MAIS
Instituído pela Lei nº 4.923/65, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um registro obrigatório e permanente de admissões e dispensas de colaboradores contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de servir de termômetro do andamento de parte da economia real do país, é amplamente utilizado em estudos, pesquisas, projetos e programas nas esferas privada e governamental. Um deles é o Seguro-Desemprego.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo