Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/classnew/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Américo, que é Naves, dedica-se integralmente à Medicina – Class News
CulturaNotícias

Américo, que é Naves, dedica-se integralmente à Medicina

Class News

Médico e professor, na área médica, Américo de Oliveira Silvério dedica-se integralmente à sua opção profissional. Goianiense, de 1968, ele estudou na Escola Estadual Lions Clube Goiânia-Oeste, onde sua mãe, Lourdes Abadia Oliveira Silvério, lecionava; passou pelo Colégio Anhanguera; e concluiu o ensino médio no Colégio Objetivo, em Goiânia

Dr. Américo, com os dois livros sobre a família: “São ótimos!”

Médico e professor, na área médica, Américo de Oliveira Silvério dedica-se integralmente à sua opção profissional. Goianiense, de 1968, ele estudou na Escola Estadual Lions Clube Goiânia-Oeste, onde sua mãe, Lourdes Abadia Oliveira Silvério, lecionava; passou pelo Colégio Anhanguera; e concluiu o ensino médio no Colégio Objetivo, em Goiânia.

Decidiu fazer o Curso de Medicina no Rio Grande do Sul, sendo aprovado no vestibular da Universidade de Caxias do Sul, onde estudou de 1986 a 1991; fez a Residência Médica em Gastroenterologia, de 1992 a 1994, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e o Mestrado em Hepatologia, em 1996, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Os avós maternos, Edna Veloso Naves e Américo Ferreira de Oliveira, foram os grandes incentivadores para que estudasse Medicina, atividade a que já se dedicavam três tios dele: Antônio Ranulfo, João Américo e Roberto Gaspar. O avô brincou com ele:

“Não conheço nenhum Américo que é médico!”, e o neto atendeu seu pedido.

Atuação profissional:

Ao retornar a Goiânia Américo começou a trabalhar no Hospital Municipal de Goianira; em seguida, passou em concurso público do Estado para o Hospital Geral de Goiânia e para professor substituto da Universidade Federal de Goiás, onde ficou por três anos, de 1998 a 2000; em 2009 foi efetivado no cargo na UFG. No HGG participou da criação das Residências Médicas em Gastroenterologia e Endoscopia. Em 2007 ingressou na PUC-Goiás como professor.

Atuante, ele participa das sociedades médicas de sua área, já tendo ocupado as mais diversas funções, inclusive a Presidência. Mais recentemente, como integrava a Comissão de Ensino da Federação Brasileira de Gastroenterologia, foi eleito Diretor de Ensino, que implantou o teste de progresso, para avaliar o aprendizado dos médicos residentes da área.

Seguindo os passos do pai, Vigilato Porto Silvério, integra a Loja Maçônica João XXIII, de Goiânia, do Grande Oriente do Estado de Goiás.

Em família:

A Medicina tem se sobressaído entre os integrantes de seu núcleo familiar.

Quando estudante conheceu a jovem gaúcha Eliane da Silva Ribeiro, que fazia o Curso de Medicina em Porto Alegre, com quem se casou na Capital do Rio Grande do Sul – ele levou de Goiânia o Frei Humberto, da Paróquia de São Judas Tadeu, do setor Coimbra, para a cerimônia religiosa. Ela fez Residência Médica em Ginecologia.

Os dois vieram exercer suas atividades em Goiânia.

O casal tem dois filhos goianienses: Natália Ribeiro Silvério segue a carreira dos pais – fez Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que concluiu em 2024, e faz Residência Médica em Ortopedia no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

O filho, Gabriel Ribeiro Silvério, estuda Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e participa de intercâmbio com a Universidade de Lyon, na França, nessa área, para obter o diploma das duas universidades.

Livros:

Muito ligado à família, Américo adquiriu os dois livros publicados pela Editora Naves – “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes e jornalista Jales Naves, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves e jornalista Jales Naves.

“Boa tarde! Recebi os livros, são ótimos! É muito interessante conhecer nossas raízes, entender como aconteceu a dispersão da Família Naves pelo Brasil e conhecer fatos e personagens históricos da nossa família. Obrigado”, escreveu em sua mensagem.

Ele pretende divulgá-los entre seus familiares. “A família precisa conhecer a nossa história”, afirmou.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo