Um ano após inauguração, Paço Municipal de Senador Canedo marca nova forma de gestão
Obra simboliza esforço de modernização do serviço público e impulsiona eficiência com inovação e sustentabilidade
Abandonada há treze anos, até o ano de 2021, quando Fernando Pellozo assumiu o cargo de prefeito em Senador Canedo, a obra do Paço Municipal deixava de chamar atenção. Localizada na entrada da cidade, a estrutura inacabada há tanto tempo já havia se integrado à paisagem quando foi iniciado o projeto de sua recuperação e finalização. Mais de ois anos depois, no dia 20 de dezembro de 2023, o imponente prédio era inaugurado e, agora, simboliza uma nova forma de gerir a cidade.
“Concluir finalmente o Paço Municipal foi muito especial porque devolveu dignidade aos servidores. Tínhamos secretarias inteiras instaladas em locais nada apropriados e distantes um do outro, e hoje conseguimos centralizar quase todas as pastas da prefeitura aqui, com muito conforto e um espaço à altura da importância do trabalho que é servir à população. Isso com certeza impacta na qualidade do serviço público prestado”, afirmou o prefeito.
O Paço conta com 24 departamentos, Procon e Ganha Tempo, e oferece uma gama de serviços de atendimento rápido para os moradores. A estrutura conta com acessibilidade, refeitório e lanchonete para servidores e visitantes, além de um amplo auditório com capacidade para 348 pessoas, ideal para grandes eventos.
Sem papel – Junto com os novos espaços, a forma de se fazer alguns processos foi modernizada. Um exemplo é a política de papel zero, que, através da digitalização de processos, já gerou uma economia indireta de mais de 2 milhões de reais, além de preservar árvores pela economia de papel.
Outra medida importante foi a instalação de placas solares, que somente no Paço Municipal deu origem a uma usina de 405 kW, que, sozinha, irá gerar uma economia de quase 50 mil reais mensalmente aos cofres da Prefeitura. Placas solares também estão sendo instaladas em outros prédios públicos, como investimento em energia limpa e sustentável.
O Paço Municipal hoje se destaca na entrada da cidade como mais uma obra concluída que oferece fácil localização, com atendimento facilitado e serviços centralizados, inaugurando, além de um novo prédio, a prestação de um serviço público mais moderno e acessível.
Texto – Victor Rodrigues
Fotos – Millena Medrado e Xande Manso