Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/classnew/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Educação municipal institui Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS) – Class News
Educação

Educação municipal institui Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS)

Iniciativa inclusiva para pessoas com deficiência auditiva agora é modalidade da Lei de Diretrizes e Base (LDB)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), instaurou, nesta semana, em decreto assinado pelo secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, a estruturação do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS).

O primeiro passo para essa conquista da rede municipal se concretizar ainda esse ano é a efetivação da primeira escola Bilíngue (Língua Portuguesa e Libras) para atender as crianças e estudantes surdos. Para isso, a SME está estabelecendo convênio com a Associação de Surdos, para que as ofertas iniciem em breve.

Atendendo à edição ordinária da Lei de Diretrizes e Base (LDB) de 2021, que torna a educação bilíngue para surdos uma modalidade, a SME se organizou e, com a criação do NEBS, as políticas públicas voltadas para o público surdo matriculado na Rede Municipal de Ensino ganham mais força e visibilidade.

Atualmente os surdos são atendidos em escolas regulares de ensino com suporte do intérprete de Libras, assim como regulamentam os documentos da legislação. Com inabilidade auditiva de acima de 41 decibéis e comprovação de audiometria, os alunos recebem auxílio de um profissional para traduzir para Língua de Sinais.

De acordo com o secretário de Educação, Danilo de Azevedo, esse núcleo possibilita a estruturação de políticas que assegurem uma educação bilíngue de qualidade, garantindo a Libras como língua materna e promovendo o acesso a uma formação inclusiva e eficaz para crianças e estudantes surdos.

“Dessa forma, cumprimos a legislação federal e asseguramos, com qualidade, o acesso e a permanência das crianças e estudantes surdos na Rede Municipal de Ensino”, afirma Azevedo.

A meta do núcleo é avaliar, acompanhar e aprimorar os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e estudantes surdos matriculados na Rede Municipal de Educação de Goiânia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo