Notícias

Sábado Tem Museu exalta Art Déco em eventos pelo aniversário de Goiânia

Visitas gratuitas ao Museu Frei Confaloni e ao Museu da Imagem e do Som fecham programação especial do projeto em outubro

Dando sequência à programação especial em comemoração pelo aniversário de Goiânia, o projeto Sábado Tem Museu terá uma visita gratuita com mediação de especialistas no Museu Frei Confaloni, neste sábado (19), e outra no Museu da Imagem e do Som (MIS), no dia 26 de outubro, o último sábado do mês. As duas acontecerão das 10 às 12 horas. Desenvolvido pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais e pelo aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, o projeto tem sido realizado uma vez por mês desde abril de 2024.
A exceção é outubro, que tem uma visita programada para cada final de semana, totalizando quatro ao fim do mês. A primeira ocorreu no Museu Pedro Ludovico, no dia 05 de outubro, e a segunda foi no Centro de Memória da Justiça Eleitoral, no sábado passado (12). As quatro instituições escolhidas para a realização das edições comemorativas têm algo em comum, conforme explica a museóloga e diretora da CALÍOPE, Bárbara Freire.
“Todos eles são lugares representativos de memórias e histórias do período da formação de Goiânia e as visitas mediadas têm como objetivo fazer com que a população conheça mais sobre a história local e entenda a relação entre esses espaços no contexto de Goiás”, afirma. O público-alvo do projeto são pessoas de todas as idades, já que o intuito é estimular crianças e jovens a ir junto com pais, avós e outros familiares.
A participação nas visitas do projeto é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições para o evento no Museu Frei Confaloni podem ser realizadas desde segunda-feira (14), enquanto as vagas para a edição do Museu da Imagem e do Som serão abertas na próxima segunda-feira (21). Os interessados precisam se inscrever pelo aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, clicando em “Inscrições Sábado Tem Museu”.
O aplicativo está disponível no link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home, no perfil @falaserioapp no Instagram, pelo Google Play e pelo App Store. Em todas as visitas do projeto, está presente a intérprete de Libras Débora Fernandes, para o público com deficiência auditiva. Além disso, todos os participantes recebem gratuitamente nos eventos o “Passaporte Especial de Viajante da Cultura”, um mapa ilustrado que traz a identificação de museus, centros culturais, bibliotecas, praças e parques de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Museu Frei Confaloni
O local escolhido para a edição comemorativa do dia 19 de outubro foi o Museu Frei Confaloni, que conta com a exposição “Trilhos da Memória – a história da antiga Estação Ferroviária de Goiânia”. A museóloga Bárbara Freire e a arquiteta Júlia Mazzutti serão as profissionais responsáveis pela mediação da visita nesse dia, abordando tanto aspectos sobre obras que se encontram no local quanto o próprio edifício e seus elementos.
“O Museu Frei Confaloni tem como objetivo promover a ocupação da Estação Ferroviária de Goiânia, que funcionou de 1950 a 1976. Lá, estão dois afrescos do pintor, muralista e desenhista Giuseppe Confaloni, que é considerado um dos pioneiros da arte moderna em Goiás. Além disso, a Estação Ferroviária é uma edificação do estilo Art Déco e foi construída no mesmo período da formação da capital goiana, assim como todos os outros museus da programação especial do Sábado Tem Museu em outubro”, destaca a diretora da CALÍOPE.

Museu da Imagem e do Som
A edição do projeto no dia 26 de outubro, que será feita no Museu da Imagem e do Som, dá ainda mais ênfase ao estilo Art Déco. Isso porque o local está com uma exposição específica sobre o tema desde 25 de setembro, que é intitulada “Patrimônio Adormecido Art Déco” e faz parte da programação do Goiânia Art Déco Festival 2024. A mostra traz desenhos dos 21 bens tombados do acervo goianiense e o documentário também chamado de “Patrimônio Adormecido Art Déco”.
A curadoria da exposição é do artista visual e produtor cultural Gutto Lemes, que será um dos profissionais responsáveis pela mediação na visita do Sábado Tem Museu. A mediação será feita ainda pela historiadora Anna Paula Daher e pela museóloga Bárbara Freire. Outro atrativo dessa visita é no sentido o público ter um conhecimento mais aprofundado a respeito do Centro Cultural Marietta Telles Machado, edifício onde o MIS está abrigado, e do acervo da instituição.
“O Museu da Imagem e do Som busca reunir, preservar, produzir e divulgar as formas de expressão histórica, artística e cultural de Goiás registradas em áudio e vídeo. Portanto, o seu acervo é constituído de coleções de fitas magnéticas de áudio e vídeo, fitas cassete, discos, filmes e documentos fotográficos, textuais e bibliográficos da capital e do estado de Goiás”, detalha Bárbara Freire.

Sobre a CALÍOPE
A CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais atua em instituições e empresas de salvaguarda patrimonial e de difusão cultural, com ênfase em museus e centros culturais. Presta serviços de Gestão Museológica, Documentação, Conservação Preventiva, Expografia e Ação Educativo-cultural. A instituição tem como missão oferecer produtos e serviços por meio de projetos e ações inovadoras nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia, para a gestão e preservação do patrimônio cultural de forma ética, com qualidade e respeito às pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo