Parlamentares goianos realizam sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta segunda-feira, 24, sessão solene para entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, de autoria conjunta dos deputados Bruno Peixoto (UB), Lineu Olimpio (MDB) e Coronel Adailton (Solidariedade)
A Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva foi instituída pelo Parlamento goiano em 2023, por projeto do deputado Lineu Olimpio (MDB). São concedidas 30 medalhas, anualmente, a pessoas indicadas que participam do circuito das cavalhadas, do poder público municipal, estadual e da União.
Além dos parlamentares, tomaram assento à mesa dos trabalhos: a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes Santos, representante do governador Ronaldo Caiado (UB); secretário de Estado da Retomada, César Moura; vice-prefeito de Jaraguá, Leomar Abadia Cardoso da Silva; pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, padre Edmilson Luiz de Almeida; rei mouro da cidade de Corumbá de Goiás, José Quirino Gouveia de Morais; soldado cristão da cidade de Pirenópolis, Pedro Henrique Jayme.
O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) foi o primeiro a se pronunciar e contou sobre a o surgimento da Comenda.“Estávamos eu, Coronel Adailton e o Lineu e, naquele momento, o Lineu comentou que essa tradição é muito antiga e que muitos historiadores colocam o Padre Silvestre como o primeiro organizador. E esses homens e mulheres, que mantém essa tradição viva até hoje, arcam com todos os custos, com os cuidados com os cavalos e essas pessoas precisam ser homenageadas. Então, o deputado Lineu sugeriu a criação da comenda Padre Silveiro e eu aceitei, pois são esses homens e mulheres que mantém viva nossa cultura. Quero parabenizar cada um de vocês e podem contar com a Assembleia Legislativa”, declarou Bruno.
Relevância
Após a fala do presidente, o deputado Lineu Olimpio subiu à tribuna para proferir seu discurso. Na ocasião, ele agradeceu ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), pela sensibilidade nas causas e demandas apresentadas pelos parlamentares.
O legislador destacou, ainda, o crescimento das Cavalhadas fomentado pela Secretaria Estadual de Cultura. “No início eram sete, depois foram nove, 13 e finalizamos esse ano com 15 cavalhadas. 15 cidades que foram resgatadas pelo circuito goiano de cavalhadas para a representação e apresentação dessa festa folclórica no Estado de Goiás”, apontaram. O legislador também parabenizou o padre Edmilson, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jaraguá, sobretudo pela condução da festa e na compreensão popular da junção entre folclore e religião.
“É com grande satisfação que nós homenageamos as pessoas que contribuíram para o circuito das cavalhadas aqui em Goiás. Uma manifestação cultural significativa que faz parte do circuito de festa do Estado. Originadas na representação das batalhas mediáveis entre Mouros e Cristãos, elas demostram habilidade e coragem e a celebração da fé, a luta da bem e do mal e o amor ao próximo. Essas festas mantêm viva a tradição nas comunidades goianos”.
Olimpio destacou que o nome da comenda homenageia o padre Silvestre, sobretudo, por sua paixão às cavalhadas, a sua contribuição como único goiano a participar da primeira constituinte brasileira. “Assim, é mais que apropriado que ele esteja recebendo essa comenda, a honraria em relação ao seu nome, permutando sua memória e seus valores”. Por fim, o deputado agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama Gracinha Caiado pelo empenho em valorizar a cultura goiana. De igual modo, ele parabenizou às secretarias da Retomada e da Cultura pelas atividades desempenhadas em todo o território goiano.
O deputado Coronel Adailton reiterou a fala dos colegas e relatou a importância cultural e turística das cavalhadas em Goiás, o que levou à criação da honraria, instituída por um projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Goiás, e que tem o objetivo de homenagear aqueles que contribuem para a preservação e divulgação dessa tradição.
“As cavalhadas não apenas celebram a história e a cultura de Goiás, mas também impulsionam a economia local, gerando oportunidades de negócios e melhorando a qualidade de vida nas cidades onde são realizadas. As festividades oferecem um espaço de união entre diferentes grupos sociais e promovem o crescimento do turismo regional”, afirmou Adailton.
O parlamentar reforçou a importância de perpetuar essa manifestação cultural, incentivando sua transmissão para as novas gerações. “Precisamos fazer com que essa cultura chegue às novas gerações e outras eras. Goiás convida o mundo a viver essa experiência única, fortalecendo a economia e o turismo da região”.
Cultura
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes comentou o empenho do Governo de Goiás em estabelecer um circuito oficial das cavalhadas de Goiás. Ela destacou que desde 2021 a Secult e outras pastas estaduais têm trabalhado para fomentar as cavalhadas.
“Hoje eu posso falar com muita segurança que temos sim um circuito que acontece em todo o Estado e que é o maior circuito cultural do Brasil. Todos os estados da federação ficam surpresos com o quanto Goiás tem feito. Diante dessa importante manifestação, a Secult e a Universidade Federal de Goiás trabalham na produção de um dossiê para que o circuito seja tombado, a nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, declarou.
Ela apontou, ainda, que a festa fomenta o turismo, gerando renda e emprego nos municípios, e destacou o papel do Governador Ronaldo Caiado na promoção da cultura e seu papel social.
O secretário de Estado da Retomada, César Moura, parabenizou o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto(UB), e igualmente os parlamentares Coronel Adailton (Solidariedade) e Lineu Olimpio (MDB) pela iniciativa e ressaltou a paixão e dedicação das pessoas envolvidas na organização das cavalhadas, que trabalham incansavelmente para manter viva essa tradição. Ele mencionou seu próprio envolvimento com a festa e seu apoio constante a essa manifestação em diversas cidades, inclusive Jaraguá.
O secretário também lembrou o apoio significativo do governador Ronaldo Caiado (UB), desde o início de seu mandato, para a organização contínua das cavalhadas e por promover essa importante manifestação cultural por todo Estado. “Organizamos a casa, colocamos em dia todos os pagamentos e garantimos que os recursos necessários chegassem a todos vocês”, afirmou.
O trabalho da secretária de Cultura, Yara Nunes, também foi reconhecido, e Moura destacou seu esforço incansável para obter recursos e executar projetos culturais. “Parabéns a toda a equipe da Secult, que está fazendo um trabalho fantástico”, finalizou.
Homenageado com a Comenda Cavalhadas de Goiás, Padre Silvestre Álvares da Silva, o padre Edmilson Luiz, parabenizou os parlamentares pela iniciativa que instituiu a Comenda. “Vocês não estão homenageando só pessoas, estão homenageando o patrimônio cultural do Estado de Goiás”, disse.
“Agradeço também aos secretários da Retomada e Cultura do Estado de Goiás, sobretudo pelo que está acontecendo na cidade de Jaraguá e a restauração da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Prestada a máxima vênia aos aqui presentes, a Comenda Padre Silvestre foi instituída para homenagear e valorizar as pessoas que contribuem para a permanência, promoção e valorização dessa tradição. Esse momento é oportuno para refletir sobre cultura e seu papel na manutenção da religiosidade em Goiás”, apontou.
Por fim, ele apontou a relevância do padre Silvestre para o desenvolvimento da cidade de Jaraguá, a partir das Cavalhadas e destacou a importância da Comenda levar o nome do religioso e agradeceu as iniciativas parlamentares em valorizar a cultura. “Imortalizar essas manifestações históricas é garantir que a memória de um povo será perpetuada no coração daqueles que ainda virão”, encerrou.