Cidades

Encerrado Mutirão no Residencial Buena Vista chegou a 130 mil pessoas

Ao longo da semana, e sobretudo no sábado e neste domingo, milhares de pessoas passaram pelo Mutirão de Goiânia em busca dos serviços gratuitos, atrações culturais, atendimentos de saúde e muito mais

Foi encerrado, neste domingo (19/5), o 4º Mutirão de Goiânia de 2024. Ao longo de toda uma semana, cerca de 130 mil pessoas passaram pela estrutura montada no Residencial Buena Vista, na Avenida Ademar Vicente Ferreira com a Rua Ernesto Teodoro de Morais. A ação da Prefeitura ofereceu mais de 200 serviços gratuitos para a população nas dezenas de estruturas móveis de órgãos municipais. Teve de apresentações artísticas e culturais e atendimentos de saúde até doação de mudas, regularização de CadÚnico, entrega de escrituras e muito mais. E no encerramento, a novidade: a próxima edição já está confirmada e vai acontecer na Vila Mutirão.

Logo nas primeiras horas do dia, na abertura do último dia do Mutirão, o prefeito Rogério, que esteve pessoalmente todos os dias no Mutirão, conferindo de perto os atendimentos prestados à população, destacou a importância de estar ali, sempre com atenção e carinho à demanda de cada um que vai ao Mutirão em busca de soluções. “Desde a entrada, quando nós chegamos, já encontramos pessoas que precisam desse carinho, dessa unidade nossa, para que possamos cuidar de todas elas”.

“Hoje, vamos entregar tudo de nós. Tudo que você tem para entregar, entregue. Entregue às pessoas que precisam da nossa ajuda. Entregue-se às pessoas que precisam de uma atenção. Chegue até ela, dê uma atenção especial, porque essas pessoas aqui do Residencial Buena Vista precisam de cada um de nós”, completou.

Moradora do Residencial Della Penna, Eliane Nascimento foi uma das milhares de pessoas atendidas no Mutirão de Goiânia. Ela revelou que “fez a festa” ao aproveitar o que foi possível nos dois dias de ação. Com os dois braços cheios de mudas de árvores distribuídas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e mudas de hortaliças produzidas pela horta comunitária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ela contou que já tinha passado pela Saúde em busca de serviços.

“Ontem, cheguei aqui cedinho e me vacinei, fiz exame oftalmológico e aferi minha pressão, que está ótima. Hoje, já atualizei o meu CadÚnico e peguei essas mudas de árvores que vou plantar na calçada da minha casa e de hortaliças, que vou plantar no meu quintal”, comemorou.

Cursos e qualificação

Ao longo da semana, e sobretudo no sábado e neste domingo, foram milhares de pessoas encaminhadas para vagas de emprego, centenas de atendimentos oftalmológicos realizados, dezenas de regularizações fundiárias concluídas, assim como inúmeras regularizações de documentos e outras pendências municipais concretizadas. Também hoje, no último dia da ação itinerante da Prefeitura de Goiânia, houve a entrega de 35 certificados de conclusão do curso de Alongamento de Unhas e Modelagem e Henna para Sobrancelhas às alunas, fruto de capacitação profissional oferecida pelo SINE Goiânia no Mutirão.

Thales Queiroz, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), comemorou o evento. “Trabalhamos com os pilares: identificar, captar, qualificar e empregar. E hoje nós estamos na fase da qualificação, empoderando mulheres para realizar os seus trabalhos quaisquer que sejam o locais de sua preferência. Seja empreender, seja em um escritório, seja no salão de beleza, seja na estética, seja na construção civil”, ressaltou.

Sandra Ferreira Martins, que fez o curso de alongamento de unha, disse que está desempregada, mas que agora pode exercer uma profissão. “Já estou em contato com algumas moradoras do meu condomínio e já tenho clientes para semana que vem”, disse ela, feliz por ter tido a oportunidade de fazer o curso gratuito.

Já Gisele da Silva contou que trabalha na recepção de um salão de beleza no Residencial Buena Vista, e agora vislumbra oportunidades depois de fazer o curso de modelagem e henna para sobrancelhas. “Agora posso oferecer à minha patroa minha qualificação no salão dela. Vou poder até melhorar o meu salário. Estou feliz com essa oportunidade que o Mutirão me proporcionou”, comemorou.

Para o prefeito Rogério, os resultados do Mutirão são fruto “da união de todos que fizeram com que acontecesse”. “Ao meu ver, até o momento, é o melhor e maior mutirão já realizado pela Prefeitura de Goiânia”, disse, sob aplausos dos milhares de presentes.

Esporte e lazer

Neste domingo, aconteceu também no Mutirão de Goiânia do Residencial Buena Vista a entrega da premiação das equipes vencedoras da Copa Mutirão Buena Vista. Foram 19 equipes, mais de 200 atletas, três equipes femininas e quase mil expectadores.

“Quero agradecer ao prefeito Rogério, que acredita no esporte. Recriou a Secretaria do Esporte e tem ajudado em todas as áreas que precisamos”, agradeceu o secretário de Esportes de Goiânia, Danilo Rabelo.

O prefeito Rogério aproveitou o evento para, além de parabenizar os vencedores do campeonato, também para anunciar uma grande novidade para a região. “Nós já estamos projetando para fazer aqui o nosso campo oficial, para ajudar e comemorar, como nós já temos comemorado, o projeto Cufa. Nós jáp fizemos no Jardins do Cerrado e agora vamos fazer um aqui também, porque o projeto Cufa tem colaborado muito com a nossa gestão no que diz respeito ao esporte”, disse, se referindo à Central Única das Favelas.

Próxima edição

O Mutirão do Residencial Buena Vista foi o quarto, desse tipo, somente em 2024. E mais uma edição já está confirmada. O próximo Mutirão de Goiânia deve acontecer na Vila Mutirão, na região Noroeste da capital, na primeira quinzena de junho. Assim como os outros, o evento deve atrair milhares de pessoas devido às atrações e serviços gratuitos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo