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Drinques minimalistas: saiba mais sobre a tendência do ‘menos é mais’ na coquetelaria

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A mixologista parceira do Oba Hortifruti, Jéssica Sanchez, ensina como preparar coquetéis que proporcionam prazer ao paladar e dá dicas de ingredientes que fazem a diferença

Preparar e beber um bom drinque é uma arte. E, atualmente, o minimalismo é a tendência no mundo dos coquetéis, em que as receitas são mais simples, com menos ingredientes e melhor aproveitamento de cada insumo. Dessa forma, frutas e legumes ganham destaque no preparo e têm conquistado cada vez mais adeptos. A mixologista parceira do Oba Hortifruti, Jéssica Sanchez, diz que, hoje, as pessoas estão mais preocupadas em sentir o sabor do que estão consumindo e preferem reconhecer no paladar todos os ingredientes usados no preparo.

Para isso, vale a máxima de “menos é mais”. “É muito melhor preparar um drinque com, por exemplo, vodca, capim limão e água com gás, e de fato sentir os três ingredientes, do que tomar um com sete ingredientes e sentir levemente um ou outro, e a bebida não ter personalidade nem identidade de sabor”, diz Jéssica.

A mixologista explica que as produções artesanais e naturais são as que mais proporcionam prazer ao paladar e cuidado com a escolha e uso dos produtos. “Além das frutas frescas e sucos, podemos usar xaropes feitos com os frutos maduros, geleias e reduções, que misturados ao álcool darão mais sabor e vão permitir uma experiência diferenciada na degustação, e ainda evitar o desperdício”, afirma. 

Drinque sem álcool ganha espaço e o paladar de muitos

O drinque sem álcool tem se tornado um dos mais consumidos e ganhado espaço em cartas de restaurantes e encontros em casa. Limão, para equilibrar o sabor, água de coco e mel são alguns dos insumos mais usados nos preparos. “O coquetel sem álcool não pode ser um suco. Ele precisa ter a leveza, complexidade, densidade e sabor, ou seja, não ser só um doce; pode ter um amarguinho, uma borbulha. Tudo isso completa a experiência e provoca explosões de sensações”.

Como preparar o coquetel ideal?

Para preparar o drinque ideal, Jéssica ensina que é importante responder a duas perguntas: O que você gosta de beber? Cítrico, amargo, doce ou frutado? E qual é a ocasião em que será consumido. Com isso, é possível escolher os ingredientes e produzir algo mais intenso ou mais refrescante, que vai dar conforto e despertar as sensações no paladar. 

Você sabe usar copos e taças corretamente?

A especialista lembra que o uso correto de taças e copos faz toda a diferença. “A celebração está sempre muito ligada a borbulhas, então drinques frisantes, espumante ou com tônica, ou água com gás, são perfeitos e devem ser tomados em taças, porque, além de tudo, é elegante”.

Jéssica ensina que copo baixo significa intensidade de sabor. “Não tem espaço para complementar com ingrediente não alcoólico, então ele vai ter menos líquido e uma percepção alcoólica maior, potência dos ingredientes, mais quente, como é o caso do negroni, uísque sour e caipirinhas”.

Copos longos e taças de vinho são para os drinques mais leves e refrescantes, e os baixos de sabor ou de menor percepção alcoólica e com densidade mais líquida. ”Eles vão ter a mesma quantidade de destilado, mas têm um complemento de ingrediente não alcoólico, por exemplo, gim e tônica, rum e Coca-Cola, mojito (rum, água com gás, limão, hortelã e açúcar) e moscow mule (vodca e soda). Nas taças podemos também trabalhar bastante o frisante e o espumante para complementar com suco, água com gás ou tônica”.

Dicas preciosas da especialista

Para tornar o drinque mais interessante, Jéssica dá 3 dicas de ingredientes para preparar o coquetel.

1- Com borbulhas – ele vai brincar com o paladar e tornar a experiência diferente. 

2- Adstringentes como gengibre, pitanga, acerola, limão, morango – limpam o paladar e aguça o sentido na língua e torna a experiência circular, com o gosto doce, depois adstringente e volta para o sabor final que é a borbulha ou cítrico.

3- Temperos – usar alecrim, tomilho ou sálvia para decorar e perfumar cria uma sensação a mais que é o aroma ser diferente do sabor, isso complementa e torna a experiência mais completa.

Campanha de Selos de Desconto do Oba traz coleção de copos e taças de cristal alemão

A rede Oba Hortifruti lançou sua nova Campanha Selos de Desconto. Esta edição traz a Coleção Saborear, que engloba nove produtos da marca alemã Schott Zwiesel. A seleção traz opções desde taças e copos de água, de cerveja, de gim, de vinho e até decanter. Todas as peças são de cristal Tritan®, que tem mais resistência, brilho e durabilidade, fabricadas com alta qualidade e tecnologia. Acompanha ainda um resfriador de garrafa, tudo para manter a casa sempre pronta para receber amigos e familiares.

Os itens são exclusivos da rede Oba e só poderão ser comprados durante a campanha, que vai até 16 de junho. A cada R$ 35 em compras, o Cliente Bem Querer recebe um selo de desconto. Quanto mais selos, maior o desconto para comprar os itens da coleção.

De 17 a 30 de junho, os selos deixam de ser entregues, porém os clientes ainda podem comprar a coleção com ou sem desconto conforme disponibilidade de estoque nas lojas.

As informações sobre a campanha podem ser acessadas na página:

https://colecaosaborear.obahortifruti.com.br/)

 A mixologista ensina 3 receitas de drinques:

Sangria comportada

1⁄4 de maçã gala cortada em cubos com casca

 6 unidades de uva niagara

4 unidades de amoras cortadas ao meio

4 fatias bem finas de limão taiti

80ml de suco de uva

100ml (aproximadamente.) de Soda Cranberry Lime

1 rama de hortelã 

Modo de preparo:

Colocar gelo até a metade da taça. Acrescentar as frutas cortadas (exceto o limão). Acrescentar mais gelo por cima. Servir na taça o suco de uva. Completar com a Soda Cranberry Lime. Misturar levemente para não perder o gás da bebida. Decorar com as fatias de limão na parede interna da taça e o ramo de hortelã na borda.

Lemonade Oba

50 ml de suco de melancia

15ml de xarope de lichia

20ml de limão siciliano espremido

1⁄4 de pitaya macerada

50ml de Soda Pink Lemonade

1 rama de Hortelã

Modo de preparo:

Macere 1⁄4 de pitaya em uma coqueteleira. Acrescente os demais ingredientes. Coloque pedras grandes de gelo até o topo da coqueteleira. Feche e bata vigorosamente por 6 vezes. Coe com peneira para o copo, já com gelo novo. Finalize com uma camada de Soda Pink Lemonade por cima do drinque. Decore com uma fatia de pitaya deitada na borda do copo e um ramo de hortelã.

Oba Sunset

50ml de vodca

40ml de Aperol

40ml de suco de tangerina

20ml de limão taiti

100ml (aproximadamente.) de água tônica de gengibre

Espuma de gengibre

1 folha de sálvia

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes líquidos, exceto a água tônica, em uma coqueteleira. Acrescente pedras grandes de gelo até o topo da coqueteleira. Bata vigorosamente por 5 vezes. Coe para o copo com gelo novo. Coloque a água tônica, misture levemente para não perder o gás. Finalize com a espuma no topo. Decore com uma folha de sálvia por cima da espuma.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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