Dicas para harmonizar receitas de Halloween com vinhos
Class News
Sommelière da Wine apresenta rótulos que combinam assustadoramente bem com abóboras gratinadas, cachorro quente e diversas iguarias
O Dia de Halloween, também chamado de Dia das Bruxas, é uma data comemorativa festejada em 31 de outubro, em diversos países, em especial, nos Estados Unidos. Embora seja comum pensar que a tradição surgiu em terras norte-americanas, a verdade é que o Halloween teve início no Reino Unido. O nome é derivado de “All Hallows’ Eve”, sendo que “Hallow” é uma palavra inglesa antiga para “santo” e “eve” significa véspera.
O Dia das Bruxas começou por volta de 1500 na Inglaterra e foi para as Américas no século 19, quando passou a ser representado por diversos símbolos, entre eles, as famosas abóboras. A tradição veio de uma lenda em que Jack, um ferreiro, foi mais esperto que o diabo e, em vez de ir para o inferno, ficou vagando pela Terra com luminárias feitas de abóbora. Isso fez com que esses legumes sejam até hoje decorados com rostos esculpidos nos ambientes festivos.
Dessa forma, a data inspira anualmente grandes decorações e receitas aterrorizantes. E sabe qual pode ser a melhor harmonização para esses quitutes? O vinho!
Confira a seguir os rótulos que Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, selecionou para compor harmonizações assustadoramente saborosas.
Cachorro quente
O tradicional cachorro quente ganha uma cara nova quando o ketchup passa a ser apresentado como se fosse sangue e a salsicha posicionada como dedos de mãos. Nessa receita, a versatilidade do vinho rosé chileno Dancing Flame Ojos del Salado D.O. Valle Central Rosé 2022 abraça os sabores e ressalta o frescor do prato, com um rótulo bastante diferenciado.
https://www.wine.com.br/vinhos/dancing-flame-ojos-del-salado-d-o–valle-central-rose-2022/prod28563.html
Abóbora gratinada
A abóbora, sem dúvida, é a grande queridinha do Halloween e não pode ficar de fora do cardápio do dia. Em versões em que se apresenta gratinada, a dica é harmonizá-la com o chileno Skin by Bouchon D.O. Valle del Maule Semillon 2021, um vinho laranja elaborado com a uva Sémillon, que amadurece 12 meses em ânforas, ganhando complexidade e maciez.
https://www.wine.com.br/vinhos/skin-by-bouchon-d-o–valle-del-maule-semillon-2021/prod28994.html
Mini-abóbora recheadas com carne seca
Uma boa escolha é rechear miniaturas de abóbora com carne seca e harmonizá-las com uma taça do Carnivor Zinfandel 2020, um vinho elaborado com a uva Zinfandel, emblemática nos Estados Unidos, que reúne muita personalidade, potência e sabor persistente.
https://www.wine.com.br/vinhos/carnivor-zinfandel-2020/prod28582.html
Pimentões com queijo
Pimentões coloridos podem virar monstrinhos descontraídos e ficam deliciosos quando recheados com queijos variados que agregam intensidade de sabor e textura ao prato. É uma combinação perfeita que pede um vinho potente com toques herbáceos, como o Root: 1 Reserva Carménère 2019, produzido pela Viña Ventisquero, uma tradicional vinícola chilena que possui terroirs no Valle de Colchagua.
https://www.wine.com.br/vinhos/root–1-reserva-carmenere-2019/prod26626.html