CulturaNotícias

Santa Cruz de Goiás dá início ao Circuito das Cavalhadas

Class News

Foto: Victor Ferreira

Festa volta a ocorrer na cidade após um hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19. Evento será realizado nos dias 04 e 05 de junho

Santa Cruz de Goiás é a primeira cidade goiana a realizar as Cavalhadas neste ano. O evento será realizado nos dias 04 e 05 de junho, no Centro Cultural Tio Negrinho, a partir das 15h.
A festa volta a ocorrer na cidade após um hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19.

 O município integra o Circuito das Cavalhadas, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult/Goiás), que objetiva valorizar as tradicionais manifestações culturais goianas no interior do Estado, além de incentivar o turismo local. Ao todo, em 2022, foi investido R$ 1,8 milhão em 12 cidades goianas para a aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.

De acordo com documentos históricos, Santa Cruz de Goiás realizou suas primeiras Cavalhadas em 1816, sendo o primeiro município goiano a promover o evento. A manifestação na cidade já soma mais de 200 anos e é uma das mais tradicionais do Estado.

O secretário de estado de Cultura, Marcelo Carneiro, ressalta a importância do retorno destas tradições. “As Cavalhadas são parte fundamental do calendário cultural de diversas cidades goianas e fomentam a cultura e a identidade desses municípios. Além do caráter histórico, essa importante tradição goiana fomenta o turismo e a economia local, pois atraem turistas das mais variadas partes do nosso país”. 

Lutas entre mouros e cristãos

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos.

A batalha encontra a reunião dos Mascarados, personagens que saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. Além das Cavalhadas em Santa Cruz de Goiás, o primeiro fim de semana do Circuito das Cavalhadas será realizado também em Posse em 4 e 5 de junho, Jaraguá em 5 e 6 de junho, e em Pirenópolis nos dias 05, 06 e 07 de junho.

Serviço
Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás
Data: 04 e 05 de junho
Local: Centro Cultural Tio Negrinho, Centro, Santa Cruz de Goiás
Horário: 15h
Entrada gratuita

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo