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O cenário das mulheres empreendedoras cresce no Brasil

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No Brasil, as mulheres empreendedoras já são cerca de 9,3 milhões, segundo dados do Sebrae (2020), e desde 2018, de acordo com  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas representam 34% de todos os donos de negócios do país. Um bom exemplo é o da empresária Daniela Mumbach, fundadora da multimarcas 3 Elas Semijoias, que começou seu negócio com apenas R$ 72, vendendo peças para amigas e conhecidas em 2011

“Minha paixão pelos acessórios é antiga. Me lembro como se fosse hoje a primeira compra que fiz. No dia 21 de julho de 2011 comprei nove colares, com o investimento inicial de 72 reais. A inexperiência com vendas e os outros inúmeros obstáculos não me impediram de seguir em frente. Comecei a oferecer as peças para parentes e amigos. Dois meses depois, em setembro, passei a vender no salão de uma amiga. Foi uma oportunidade excelente. Com a clientela aumentando, senti a necessidade de aumentar o meu mix de produtos. Então, incorporei brincos, pulseiras e anéis”, conta Daniela Mumbach.

Com um número maior de clientes e peças, deu mais um passo: investiu em certificados de garantia, embalagem para presente e uma marca – nome escolhido em homenagem às filhas, e em 2103 inaugurou sua primeira loja física.“Nessa época, era só eu, Gabriela e Isabela. O nome tinha esse significado. Mas, em 2014 engravidei novamente e, quando descobri que viria outra menina, resolvi sair de cena e deixar só elas. Desde então, a 3 Elas significa Gabriela, Isabela e Rafaela. Sou grata a cada passo dado, e sei que esse caminho é apenas o início”, reforça.

Ainda durante a pandemia, Daniela Mumbach deu mais um passo rumo ao crescimento, mudando para uma loja ainda maior, enquanto se prepara para lançar seu e-commerce. “O começo da pandemia foi difícil para todos, mas em poucos meses as clientes voltaram a consumir. Queriam se sentir bonitas e aparecer bem nas reuniões virtuais, ou seja, os acessórios ganharam ainda mais espaço. Como tínhamos um planejamento já traçado, seguimos confiantes e mudamos para um espaço maior neste ano. Infelizmente, não pudemos fazer um grande evento, mas optamos por trabalhar em uma estratégia de marketing mais direcionada com clientes fidelizados para marcar essa nova fase. E deu muito certo”, finaliza.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

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