GovernoNotícias

Vice-governador apresenta a embaixadores oportunidades de negócios na área de bioinsumos

Class News

Fotos: Jota Eurípedes

Daniel Vilela esteve,em Jataí, onde recebeu representantes diplomáticos de 10 países e da União Europeia. O encontro teve o objetivo de atrair investimento internacional e mostrar as ações do Governo de Goiás voltadas à sustentabilidade da produção agropecuária

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, reuniu-se, nesta quinta-feira (10/08), com embaixadores e encarregados de negócios de 10 países e da União Europeia, em Jataí, na região Sudoeste do estado. O encontro visou apresentar as potencialidades do agronegócio goiano e, em especial, tecnologias sustentáveis para a produção agrícola, como a utilização de bioinsumos. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, e o prefeito da cidade, Humberto Machado também foram anfitriões da reunião de trabalho.

Os diplomatas receberam informações detalhadas sobre o Programa Estadual de Bioinsumos do Governo de Goiás, pioneiro no país e que incentiva a adoção de práticas sustentáveis na agricultura. Eles também conheceram a fábrica da Solubio, empresa que é referência no assunto. Integraram a comitiva representantes das embaixadas de Israel, Áustria, Alemanha, Índia, Nigéria, Malawi, Quênia, República Dominicana, Azerbaijão, Burkina Faso e União Europeia.

“A busca por insumos biológicos, que diminui consideravelmente os custos de produção, é um dos principais desafios do agronegócio”, afirmou Daniel Vilela. “Nossa expectativa é de que os embaixadores tomem como exemplo o trabalho feito por esta fábrica de bionsumos e que a partir daí, concretizemos bons acordos comerciais entre as empresas instaladas em Goiás e diversos países”, frisou o vice-governador.

“Nosso estado tem se consolidado como o que mais tem investido em tecnologias de sustentabilidade voltadas para os sistemas produtivos. E tem diminuído também a interdependência de fertilizantes químicos”, reforçou o titular da Seapa Pedro Leonardo, que também deu ênfase a indicadores que mostram a força do agronegócio goiano. “Estamos entre os três maiores estados produtores de grãos. Respondemos por 10% de toda a produção agrícola do país, com 31,4 milhões de toneladas/ano. E Goiás é o terceiro na produção de soja e o maior de sorgo, girassol e tomate”, exemplificou.

Delson Carlos

Delson Carlos - Formado em Marketing pela UniCambury e pós-graduado em Comunicação Digital. Assessor de imprensa e começou a sua carreira como colunista social nos jornais: A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás, e a quase duas décadas está a frente da coluna social “Delson Carlos” do Jornal Diário de Aparecida e editor da Revista Class e do Portal Class News.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo