Moda

Beachwear – quais as tendências desse verão

Class News

 A moda é um reflexo do comportamento contemporâneo, e a moda praia tem acompanhado essa transformação. A estilista Tuany Marra dá dicas de cores modelos e tudo que se usará de moda praia na estação mais quente do ano

Vivemos em um País tropical, de belas praias e uma natureza exuberante, isso reflete no comportamento dos brasileiros e na forma como nos expressamos. E qual a melhor maneira de trazer à tona sua personalidade se não por meio da moda? Sinônimo de sol, o Brasil é o maior consumidor de moda praia, mercado este, que tem se fortalecido nos últimos anos e tem acompanhado a emancipação da sociedade. Os modelos beachewear já passaram pelos mais conservadores, se transformou e hoje apresenta muito mais que biquínis, maiôs e sungas. A estilista e dona da marca Alma Lee, Tuany Marra, revela que suas coleções atendem até a moda casual e pretende suprir também a demanda de fim de ano com a sua nova coleção.

O Brasil é referência mundial em design de moda praia e através dos anos, as roupas antes usadas apenas para banho ganhou destaque nas passarelas de alta costura e nos looks mais elaborados. A proprietária da marca Alma Lee, Tuany Marra, é também a estilista responsável pela marca. Ela conta que desbravou o mundo do beachewear e assim entendeu o processo de evolução do segmento e partiu para a interação com um estilo casual. “A Alma Lee é uma marca que vai da moda praia ao casual. As coleções são pensadas conforme a necessidade das clientes, da temporada e de acordo com as tendências de consumo. Nós apresentamos mais que roupas, tem a ver com o lifestyle. Eu crio produtos para mulheres independentes e de personalidade”, revela.

Tuany enxerga além da simples função dos seus modelos, ela entende que hoje a moda praia faz parte de um conceito. “O mercado de beachwear mudou muito depois da internet. Antigamente as pessoas compravam apenas para ocasiões específicas, e hoje a roupa de banho é um acessório importante na composição de uma viagem. Ela faz parte do cenário, orna com a paisagem e valoriza a imagem”, explica. Ela analisa hoje suas produções como mais conceituais, o intuito é que os sonhos e expectativas das clientes sejam atendidas. “A Alma Lee veio para as mulheres que buscam identidade. Quero, por meio dos meus looks, empoderar aquelas que se vêem reféns do modismo e de crenças limitadoras”, continua.

Com uma coleção recém lançada, a ‘Nuances’ traz propostas tanto praia como urbana para o fim de ano e Tuany adianta que a próxima coleção será de inverno, a primeira apenas com moda casual. “Nossas coleções de beachwear são lançadas duas vezes ao ano, no alto verão e em julho, devido a temporada do Araguaia. Mas durante todo o ano, mensalmente, lançamos modelos que atendem o dia a dia”, conta a estilista. Segundo ela, a criação das coleções se dá devido às necessidades de cada estação, as festas que movimentam o País e as temporadas regionais, como a de julho aqui no Estado. “Goiás tem essa particularidade, julho é inverno, mas ainda assim a procura pela moda praia aumenta, assim como em outras regiões do País”.

Mas como conceber uma coleção?

A evolução do traje de banho foi muito lenta. Foi apenas no século XX que surgiu de fato uma roupa própria para a praia e a piscina. Desde então, o modelo foi aos poucos evoluindo, acompanhando de perto o processo de emancipação feminina. Afinal, a sociedade antes considerava o corpo sinônimo de vergonha, devendo assim ser velado. Foi apenas a partir da década de 50 que o estilo mudou de vez com o surgimento dos biquínis e a popularização das roupas mais curtas, confortáveis e leves. Por isso, hoje, a estilista Tuany Marra busca referências em diversas formas de consumo para criar suas coleções, porque a moda nada mais é do que um reflexo da cultura e do comportamento contemporâneo.

Ela diz que seu processo de criação tem início na pesquisa de tendências. “Eu faço uma pesquisa nos principais desfiles, observo a moda, gastronomia, arquitetura, entre outras coisas, que estão em destaque. A partir daí, elaboramos os croquis, fazemos a modelagem, pilotagem e a produção. Assim, na loja oferecemos produtos de qualidade e que conversam com o nosso público”. Peças essas que acabaram de chegar na coleção ‘Nuances’ e Tuany alerta para as tendências que estão nas araras. “As peças vazadas, com recortes, muitas amarrações, alças que se complementam, são os destaques da temporada”. A versatilidade também predomina, maiôs e tops que podem ser usados em looks casuais são peças de desejo.

E por falar em tendências, a estilista não poderia deixar de contar quais as cores, modelos e texturas vem com tudo nesse verão. “A cor lima é protagonista nesse verão em parceria com os modelos mais ousados. As pessoas estão buscando peças conceituais na qual elas possam se expressar sem pudor, serem fashionistas sem medo, para quebrar barreiras”. Ela ainda enfatiza o poder que as mulheres têm e apoia que elas invistam em modelos que exalem essa autoconfiança nesse fim de ano. “Não tenham medo de usar muito brilho, seja na praia ou em festas mais requintadas. Depois de uma virada de ano em casa, prata, pedraria e paetê são as apostas para as festas”, aconselha Tuany.

A estilista ainda revela quais peças não podem faltar na mala para quem logo viaja. “Aposte nos longos, em tops, saias, modelos leves que juntos trazem uma composição maravilhosa”. Ela complementa dizendo que praticidade é a melhor escolha na hora de fazer as malas, pensar em composições integradas e apostar em acessórios pode te ajudar a compor looks inteligentes. E pensando nessa proposta que a estilista investe em modelos que vão da praia ao casual em suas coleções. De acordo com ela, é nítido em sua loja a versatilidade de suas peças. “O meu intuito é que as mulheres sintam-se bem com minhas peças. Eu faço roupas para que elas se sintam representadas e suas expectativas sejam atendidas”, finaliza.

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *