Política

Governo de Goiás promove encontro com produtores rurais para orientar sobre programas de apoio ao campo e medidas de gestão da água

Class News

Foto: Tony Oliveira

Em parceria com as prefeituras de Nova Veneza e Inhumas, eventos têm como objetivo divulgar programas, fazer balanço de ações na região do Meia Ponte, orientar sobre sistemas de irrigação e ouvir demandas locais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), promoverá reuniões com autoridades municipais e produtores rurais nesta quarta-feira (15/9), em Nova Veneza, e nesta quinta-feira (16/9), em Inhumas. As prefeituras locais sediarão os eventos, que começarão às 19 horas. O objetivo é divulgar ações e programas de apoio ao homem do campo e orientar sobre medidas de gestão da água, como a adoção de sistemas mais eficientes de irrigação.

“Vamos fazer um panorama do cenário atual da água na Região Metropolitana, mostrar as ações que a Seapa desenvolve nas bacias do Rio Meia Ponte e Ribeirão Piancó e apresentar os benefícios de sistemas modernos de irrigação para o produtor”, diz o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Também vamos ouvir as demandas dos produtores e estudar novas medidas em cima das necessidades concretas trazidas por eles”, completa.

O encontro servirá ainda para tirar dúvidas sobre o Decreto nº 9.872/2021, que destina à Seapa a atribuição de “implementar medidas de apoio e orientação aos agricultores, visando a melhoria da eficiência de uso da água nas atividades agropecuárias”. A intenção da Secretaria, em parceria com as prefeituras, é promover reuniões semelhantes em pelo menos 11 dos 12 municípios da região que engloba o Meia Ponte e o Piancó. Inhumas e Nova Veneza são os primeiros da lista, porque detêm o maior número de produtores e possuem localização estratégica, respectivamente.

“Esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2019, quando tivemos uma estiagem severa. Envolve articulação com prefeitos, produtores e entidades, e adoção de várias medidas, dentro e fora da fazenda”, explica o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Câmara Bernardes. Entre as ações recomendadas, ele cita a adoção de sistemas mais eficientes de irrigação, plantio de mudas, proteção a nascentes, conservação de estradas vicinais, implantação de curvas de nível e construção de barraginhas.

SERVIÇO
Reunião com produtores e gestores públicos em Nova Veneza

Data: 15 de setembro de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Av. Moacir Tavares, setor Benedito F. Teixeira, Clube Recreativo Nova Veneza (GO)

Reunião com produtores e gestores públicos em Inhumas
Data: 16 de setembro de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Atual sede da Prefeitura Municipal – Rua 23, Q01, Vila São José, Inhumas (GO)

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *