News,Saúde

Ayurveda e chá, uma combinação milenar

Class News

Veja as mesclas que combinam com o seu dosha e ajudam a promover o equilíbrio entre corpo, mente e emoções

Ayurveda. Se você não conhece a palavra, não é porque perdeu o último meme das redes sociais. Afinal, o termo vem do sânscrito, significa “ciência da vida” e batiza a mais antiga prática de medicina que se conhece, com cerca de 5 mil anos. Originária da região onde hoje ficam a Índia e o Paquistão, aborda a saúde como o equilíbrio entre corpo, mente e emoções e vem se popularizando nas últimas décadas. O que nem todo mundo sabe é que existe relação entre o ayurveda e outra prática milenar: o hábito de tomar chá.

Para quem não é profundo conhecedor do ayurveda, três doshas (ou perfis biológicos) conectam o corpo à natureza, e a saúde vem da harmonia entre eles: Vata, Kapha e Pitta. Toda pessoa é composta por uma combinação desses elementos. Maior e mais especializada rede de chás do país, a Tea Shop preparou um guia para conhecer os doshas e as mesclas que combinam com cada um deles:

Vata

São criativos, alegres e vitais.

Têm uma personalidade impulsiva e energética.

Geralmente, fazem várias coisas ao mesmo tempo.

Em desequilíbrio, tendem a sentir medo e ansiedade.

Devem compensar a sua energia com chás que ajudam a acalmar e a relaxar: Cinnamon Roll e Rooibos Chai.

Pitta

São apaixonados, entusiastas e inteligentes.

Tendem à impaciência.

Em equilíbrio, são bons líderes.

Em desequilíbrio, tendem a ser controladores e exigentes.

Devem compensar o seu temperamento com chás que os acalmam e ajudam com a digestão: Yoga Tea, Orient Express e Spicy Strawberry.

Kapha

Relaxados e tranquilos, com ritmo lento.

Geralmente se dão bem com todo mundo.

Também são possessivos e tendem a agarrar-se às coisas.

Em desequilíbrio, estes traços podem ser convertidos em insegurança e inveja.

Devem tomar chás que os ajudem a promover uma atitude positiva, aumentar a energia e ativar o metabolismo: Taj Mahal, Chai Latte e Indian Yogi.

A Tea Shop

Nas 36 lojas da Tea Shop espalhadas pelo país, as mesclas são vendidas a granel – mais sustentáveis por não passarem pelo processo de industrialização do sachê, por exemplo – e expostas em latas para manter o aroma e o frescor, compondo prateleiras douradas que dão um aspecto visual único. As folhas vêm das principais regiões produtoras do mundo e contêm selos internacionais que identificam a procedência e a adoção de técnicas sustentáveis de cultivo. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Maceió, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).

Site

O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine de mesclas à escolha do consumidor, com opções por funcionalidade (digestivo, antioxidante, relaxante, energizante etc.), para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.), para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida e ainda de acordo com a individualidade de cada apaixonado por chá (grávidas, veganos, crianças, idosos e outras). As mesclas trazem explicações sobre os ingredientes e no blog especialistas em chá dão dicas sobre propriedades e harmonização.

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *