News

MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

Class News

Foto: Letícia Coqueiro

Falar em público traz um potencial risco social real e isso gera ansiedade e medo reais. Ainda assim, fique tranquilo, esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mesmo para os mais tímidos

A seguir, Luiz Portal – professor e sócio proprietário Vox2you, a maior rede de escola de oratória da América Latinha, apresenta um passo a passo para você perder esse medo, deixando claro que não existe receita pronta e milagrosa. Antes de tudo, antes mesmo do primeiro passo, você precisa entender que sem técnicas e treino não há boa performance e não existe atalho para se alcançar alta performance como orador.

Ainda assim, se você seguir as dicas, após muita prática você vai perceber que o medo vai influenciar cada vez menos nossos sentimentos, e, portanto, nosso equilíbrio é preciso nas suas apresentações para que elas sejam fluidas, impactantes.

Então sigam o passo a passo abaixo:

  1. Se conheça, entenda qual é seu perfil comportamental, sem autoconhecimento não há autodesenvolvimento, somente uma pessoa com personalidade madura pode ajudar ou transmitir verdadeiramente um conhecimento outras pessoas.
  2. Estude o assunto, se já o domina, revisite, ainda que mentalmente, sobre o resultado que deseja alcançar na sua fala, qual o entendimento que deseja que seu público tenha do assunto.
  3. Estude o público para o qual você irá falar, é fundamental conhecer o perfil do público e saber para quantas pessoas irá falar para definir o melhor formato e estratégia de sua fala e, portanto, maximizar o entendimento e aproveitamento de sua fala por este público.
  4. Entenda ou defina o canal pelo qual irá falar, seja sobre um palco, numa sala de reunião, através de um vídeo ao vivo ou gravado. Ter clareza do canal pelo qual irá falar e definir um formato adequado é fundamental para o sucesso de sua fala.
  5. Faça uma colinha, não escrevendo toda a sua fala, mas em tópicos, como check points, para que esses tópicos lhe indiquem o caminho, o roteiro da jornada de sua fala.
  6. Se prepare para eventuais problemas durante a apresentação, como queda de energia, problemas técnicos em sua apresentação ou equipamentos.
  7. Coma antes de se apresentar, mesmo que não esteja com vontade. Ao comer antes de se apresentar, você reduz sua adrenalina e assim se mantém afastado do stress e reduz a probabilidade de perder o raciocínio.
  8. O tempo deve ser seu aliado, saiba quanto tempo terá e certifique-se de que o conteúdo caiba nesse tempo. Ainda que tenha que sintetizar o assunto, seja pontual, um orador que não é pontual pode perder o público e a credibilidade.
  9. Construa sua fala seguindo as 4 partes do discurso: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Seja pitch comercial, seja palestra ou até mesmo aula, independente do formato, evite atalhos e respeite o passo a passo de uma boa fala.
  10. Organize tudo com antecedência, teste os equipamentos, luz, audiovisual, assim terá tempo de substituir ou corrigir algum problema que poderia atrapalhar ou até mesmo arruinar sua fala.
  11. Faça reconhecimento do local, no caso do formato presencial, certifique-se que há estrutura adequada, como assentos suficientes, banheiro, isso fará diferença no resultado do seu discurso e principalmente lhe dará mais segurança.
  12. Medite, isso irá deslocar o foco de seus pensamentos para sua respiração, reduzindo as reações fisiológicas da ansiedade, é prático, pode ser feito em qualquer lugar e se bem feita, em pouco tempo.
  13. Se conecte com seu público, defina como irá conquistar sua confiança e o interesse de ser ouvido. Usando rapport, punch, efeito sarik ou outras técnicas ensinadas durante o curso de oratória, seu público deve confiar e querer te ouvir até o final.
  14. Ao iniciar entre minutos antes do horário de sua apresentação, em silêncio, cumprimente com gestos as pessoas, sinta seu coração batendo, respire e se ambiente.
  15. O combinado não sai caro, deixe claro para seu público qual é sua expectativa em relação a eles e sobre o assunto, estabeleça o tempo, se poderão interromper durante a fala, se haverá momento após para perguntas, até como o público deve sair para ir ao banheiro pode ser importante, dependendo do local, assunto.
  16. Esteja atento as reações de seu público durante sua fala, se precisar mudar o rumo de sua apresentação, não hesite, lembre-se que você está no comando, conduzindo o conteúdo, a responsabilidade de ser entendido é sua e não de seu público.
  17. Dê espaço para perguntas, quando possível, é importante para seu público ter a oportunidade de se manifestar após ou durante sua fala, um bom orador não deixe o público com dúvida.
  18. Encerre bem sua fala, se for no palco, lembre-se que você não está ali pelo aplauso, é bom receber, mas encarando como dever bem cumprido, se for em vídeo, seja gravado ou ao vivo, de a seu público algo para refletir, um desafio ou qualquer ação concreta. Terminar uma fala com frases vagas, reduzindo tudo que você falou a “era só isso” ou “só tinha isso para falar” diminui o seu valor e de tudo que você acabou de falar.

Se você chegou até aqui este conteúdo foi útil para você e eis o que lhe diz o professor Luiz Portal, não existe receita pronta, indolor, rápida e fácil para perder o medo de falar em público. Entretanto ele garante que se você seguir essas boas práticas que aqui foram propostas, esse medo vai deixar de ser um empecilho para você se tornar um excelente orador, na medida da quantidade de treino e prática que você trilhar cada passo acima.

Para que você se destaque cada vez mais no mercado de trabalho, é importante que escolha um bom curso de oratória com técnicas modernas e altamente funcionais.

Dentro da metodologia Vox2you há muitas técnicas e dinâmicas que fazem com que o aluno tenha condições de se expor a incontáveis situações e com as habilidades desenvolvidas junto ao curso, tendo performances fantásticas e se comunicando muito bem, se expressando com clareza, fluência, domínio e autoconfiança.

A Vox2you, unidade de Goiânia está preparada para atender a todos da melhor forma. Marquem uma visita sem compromisso, a sede que está localizada Rua 15 nº 1.763, Sala 02, Setor Marista. Sigam a Vox2you nas redes sociais e conheça um pouco mais do trabalho da escola – @vox2you.goianiamarista.

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *