Gastronomia

Mão na massa: 3 receitas nutritivas e saborosas para celebrar o Dia da Pizza

Class News

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina massas caseiras à base de batata doce e farinhas de trigo integral e sem glúten

A pizza é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, tanto que ganhou até um dia para chamar de seu: 10 de julho. Desde momentos comemorativos, até um dia corrido, tudo pode acabar em pizza! Apesar da fama de vilão das dietas, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, conta como o tradicional prato italiano pode ser consumido de forma saudável e nutritiva.

Difícil resistir ao disco de massa quentinho com recheio borbulhante, não é mesmo? A preparação tem alta densidade calórica, sobretudo pela massa rica em carboidratos, mas não precisa ser excluída do cardápio. Renata explica que as pizzas em si não fazem mal à saúde ou favorecem o ganho de peso e que tudo depende da quantidade ingerida. ”Recomendo frequência e porção adequadas, de acordo com o objetivo e condições de saúde de cada pessoa”, destaca a nutricionista.

Além disso, Renata revela que a pizza tem seu valor em termos de nutrição, o que varia de acordo com o recheio escolhido. O queijo, ingrediente quase sempre presente, é fonte de cálcio (importante para ossos, dentes e músculos), proteínas (importantes para produção de células e tecidos no nosso organismo como um todo) e gorduras (que fornecem energia e ajudam na absorção de algumas vitaminas). Outro exemplo é o molho de tomate, que fornece licopeno, um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças crônicas.

Para um prato ainda mais saudável e nutritivo, Renata Guirau recomenda recheios de pizza com opções livres de embutidos (calabresa, peito de peru, lombo, bacon etc). “Ingredientes naturais como frango desfiado, queijos, cebola, cogumelos, alho, brócolis, azeitonas e tomate podem ser melhores opções”, aconselha.

Outra opção para tornar sua pizza mais leve é adaptar a massa. Renata ensina três receitas fit: à base de tubérculos (batata doce, mandioca), à base de farinha de trigo integral e também feita com farinhas sem glúten, ideais para pessoas com doença celíaca.

Os recheios podem ficar ainda mais saborosos com os tomatinhos Grape e Cocktail, à venda em todas as unidades do Oba Hortifruti. Ou, para quem preferir a praticidade de uma pizza pronta, a rede também oferece uma variedade de sabores deliciosos, com as Pizzas Oba Bem Querer.
Confira o passo a passo das receitas e mão na massa!

Massa de pizza integral

Ingredientes1 e ½ xícara de farinha de trigo integral½ xícara de farinha de trigo branca1 xícara de água morna1 colher de sopa de manteiga derretida10g de fermento biológico seco1 colher de café de sal

Passo a passo:

1) Dissolva o fermento em uma parte da água;

2) Misture todos os ingredientes, amassando a massa com as mãos;

3) Quando a massa estiver soltando das mãos, leve para descansar em local quente e com amassa coberta;

4) Deixe a massa descansando e crescendo por 20 minutos;

5) Abra a massa com um rolo e leve para assar por 10 minutos;6) Acrescente o recheio de sua preferência e leve ao forno novamente até que o queijoderreta.

Sugestão de recheio: molho de tomate + queijo muçarela ralado + tomatinhos cerejacortados ao meio + manjericão

Mini pizza de batata doceIngredientes2 xícaras de batata doce cozida e amassada (sem a casca)2 colheres de sopa de farinha de arroz2 colheres de sopa de azeite1 pitada de sal
Passo a passo;

1) Misture todos os ingredientes e abra a massa em formato de pequenos discos;

2) Recheie de forma que preferir e leve para assar até que o queijo derreta.

Sugestão de recheio: molho de tomate + queijo muçarela + palmito picado temperado comorégano e manjericão.

Massa de pizza sem glúten
Ingredientes:
1 e ½ xícara de polvilho doce
1 e ½ xícara de farinha de arroz
1 colher de sopa de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco
1 colher de chá de sal
½ xícara de água morna
½ xícara de azeite

Passo a passo;
1) Misture o fermento biológico com 20ml de água;
2) Misture primeiro todos os ingredientes secos;
3) Acrescente o azeite, a água e o fermento biológico diluído;
4) Amasse bem com as mãos;
5) Ao formar uma massa homogênea, abra a massa em uma assadeira e leve ao forno pré-
aquecido a 180° por 10 minutos;
6) Retire a massa do forno, recheie e asse até que fique no ponto de sua preferência.
Sugestão de recheio: molho de tomate + queijo muçarela + rúcula + presunto parma.

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *