Gastronomia

Dia das Mães: confira menu saudável e saboroso para agradar na data

Class News

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, separou dicas para unir refeições nutritivas e marcantes para comemorar a ocasião
Profissional ainda ensina o passo a passo de receitas para diferentes momentos do dia

Uma das datas comemorativas mais especiais do ano se aproxima: o segundo domingo de maio sempre é marcado pelo Dia das Mães. Para quem irá comemorar a data com a matriarca, uma das principais preocupações é agradá-la na ocasião.

Além de presentes, outra alternativa de celebração é preparar uma refeição especial. Pensando nisso, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, sugere dicas de pratos – com opções que vão desde o café da manhã, até o jantar -, que unem sabor e nutrição, para uma comemoração saudável e gostosa.

“É sim possível servir um prato marcante e que não deixe o quesito saúde de lado. Do ponto de vista nutricional, é importante que todas as refeições incluam uma fonte vegetal e uma fonte de proteína. Do ponto de vista da memória afetiva que o alimento pode proporcionar, sugiro focar em receitas tradicionais para a família ou que sejam especiais para a mãe. Cada família tem sua receita especial e nas datas comemorativas é o momento perfeito para resgatar essas preparações”, pontua a especialista.

Para o café da manhã e lanches, Renata Guirau ressalta a inclusão de frutas, queijos, iogurtes, leite, ovos e castanhas. Para almoço e jantar, saladas cruas, vegetais cozidos ou refogados e uma opção de carne ou grão (lentilha, grão de bico, feijão) para garantir o aporte proteico.

Entre as principais sugestões de receitas da nutricionista, está o overnight de maçã, uma opção prática e saborosa para o café da manhã. “A maçã é muito versátil, podendo ser incluída em preparos doces e até salgados. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, antioxidantes e pectina – uma fibra que ajuda a aumentar a sensação de saciedade”, comenta Renata.

Já o destaque para o almoço ou jantar, fica com a sobrecoxa de frango, que, de acordo com a especialista, possui sabor acentuado e maciez. “Para um ingrediente básico se destacar e até mesmo compor uma refeição especial, meu conselho é abusar dos temperos frescos e também dos acompanhamentos, que devem harmonizar com o ingrediente central, sem tirar o foco”, sublinha.

No caso da sobrecoxa de frango, legumes assados ou cozidos junto com a carne são boas escolhas, seguido por farofas, arroz e batata – que também são combinações muito bem aceitas pela maioria das famílias.

Para completar, a nutricionista do Oba Hortifruti ainda ensina outras receitas: como a panqueca de quinoa e o smoothie de cappuccino para o café da manhã, e a salada de grão de bico, o tabule de quinoa e o molho balsâmico caseiro, para incrementar o almoço ou o jantar com a matriarca. Confira o passo a passo!

CAFÉ DA MANHÃ

Overnight de maçã
2 col de sopa de aveia em flocos
1 maçã com casca picada
2 col de sopa de chia
1 pote de iogurte natural
Framboesas para decorar (opcional)

Preparo:
1) Misture o iogurte com a aveia.
2) Faça camadas, em uma taça, acomodando uma camada de iogurte, em seguida uma camada de maçã e chia.
3) Repita o processo e finalize com as framboesas (ou outra fruta vermelha) para decorar.

Panqueca de quinoa
2 ovos, 1 xícara de chá de quinoa em flocos, 1 colher de sopa de leite desnatado
Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador até formar uma massa homogênea.
2) Em uma frigideira antiaderente, coloque uma parte da massa espalhando bem, deixando dourar dos dois lados.
3) Coloque o restante da massa e repita o processo.
3) Recheie com pasta de amendoim, geleia de frutas ou outro recheio de sua preferência.
Smoothie de capuccino
1 banana congelada
100 mL de leite desnatado ou leite vegetal
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sobremesa de café solúvel
Gelo a gosto
 
Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

ALMOÇO E JANTAR

Salada de grão de bico
1 e ½ xícara de grão de bico cozido
1 lata de atum
½ xícara de azeitonas picadas
1 xícara de tomate cereja cortados ao meio
½ xícara de ervilhas frescas cozidas
1 xícara de cheiro verde picado
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
1) Misture todos os ingredientes, certificando-se de que os itens cozidos já estejam frios.
2) Coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
Tabule de quinoa
200g de quinoa em grãos cozida, ½ pepino japonês picado em cubinhos, 1 tomate picado em cubinhos, ½ cebola roxa picada em cubinhos, 1 rabanete picado em cubinhos, 2 col de sopa de azeite. Suco de 1 limão, 2 col de sopa de hortelã picado, Sal e pimenta a gosto.
Preparo:
1) Misture delicadamente todos os ingredientes e sirva gelado.
Sobrecoxa de frango cremosa
4 sobrecoxas de frango, 1 caixa de creme de leite pequena, 1 limão. Sal a gosto e pimenta a gosto, 3 col de sopa de azeite, 5 col de sopa de queijo parmesão ralado
 
1) Tempere as sobrecoxas com sal, limão, azeite e pimenta e deixe descansando por pelo menos 12 horas.
2) Faça um creme com o creme de leite e o parmesão ralado, cozinhando em fogo baixo por 5 minutos. Se necessário, acerte o sal. Você também pode acrescentar uma pitada de noz moscada!
3) Leve as sobrecoxas para assar, cobertas com papel alumínio, por cerca de 20 minutos. Vire as sobrecoxas e deixe assando por cerca de mais 20 minutos.
4) Retire do forno e acrescente o creme. Sirva em seguida.
Molho balsâmico para salada
1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 3 colher de sopa de azeite, ½ colher de sopa de mel. Sal a gosto
Preparo:
1) Misture tudo e sirva em seguida. 

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *