Class News

Renata Guirau, especialista em nutrição do Oba Hortifruti, orienta sobre os hábitos alimentares mais indicados para desinchar e ainda mostra como fazer três bebidas para incluir na rotina, que também auxiliam nessa tarefa

Sensação de pernas pesadas, abdômen inchado, pés marcados pelo sapato ao final do dia – esses, são alguns dos sintomas do edema, termo médico que se refere à retenção de líquidos do organismo e pode afetar o bem-estar de homens e mulheres. De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, quando não relacionado à alguma doença, a principal causa do inchaço corporal está no excesso de sódio, açúcar e bebidas alcóolicas.

“Quando há o abuso de sal e açúcar na rotina alimentar, nosso organismo precisa de mais líquidos para fazer a metabolização desses nutrientes e, consequentemente, reter uma maior quantidade de água. O mesmo acontece quando ingerimos muito álcool”, ressalta Renata.

A baixa ingestão de água também é uma vilã quando o assunto é inchaço. A nutricionista do Oba Hortifruti explica que, quando a hidratação não está em dia, o corpo aumenta a produção de um hormônio com ação antidiurética.

“Outro ponto, é que o calor também favorece que a retenção ocorra com mais facilidade, fazendo com que tenhamos que tomar mais cuidados em relação a isso nos dias mais quentes”, complementa a profissional.

Para evitar o problema, a especialista orienta ingerir água de maneira distribuída ao longo do dia, podendo intercalar – mas não substituir- com outras opções, como água de coco, smoothies e chás diuréticos. Os vegetais também são boas escolhas para incluir no cardápio para desinchar, pois estimulam que o líquido acumulado seja drenado com mais facilidade.

Para completar, Renata também sugere uma boa rotina de atividades físicas para estimular a circulação sanguínea e três opções de bebidas refrescantes e práticas para acrescentar à rotina!

SMOOTHIE DE ABACAXI COM HORTELÃ
200mL de água de coco
1 caneca de abacaxi picado congelado
2 col de sopa de hortelã picada

Preparo:
1) Bater tudo com ajuda de um mixer e sirva em seguida.
2) Se desejar, bata com algumas pedras de gelo.

SUCO DE PEPINO COM ÁGUA DE COCO

400mL de água de coco
¼ de pepino médio picado

Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

SUCHÁ CÍTRICO
1 col de sopa de folhas de alecrim
180mL de água quente

Preparo:
1) Faça infusão por 10 minutos.
2) Em seguida, bata com 1 laranja sem casca e suco de 1 limão.
3) Se desejar, pode bater com pedras de gelo.
4) Sirva gelado!