Class News

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica como deixar o tradicional prato italiano mais leve e como inserir na alimentação sem medo 

Pizza com massa de aveia e tapioca

Quem resiste a uma saborosa pizza? Um dos pratos favoritos para ser dividido entre a família ou os amigos é tão apreciado aqui no Brasil que até ganhou um dia para chamar de seu: 10 de julho! E para quem quiser comemorar a data da melhor maneira, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, orienta sobre como inserir a iguaria de forma equilibrada na alimentação e ensina o preparo de dois tipos de massas de pizzas caseiras saudáveis: a de batata doce e a de tapioca com aveia.

Apesar de as pizzas serem pratos ricos em carboidratos e com valor calórico aumentado, de acordo com a nutricionista, quando consumidas de maneira correta, podem fazer parte da alimentação sem culpa. Renata explica que o segredo está na quantidade e na frequência do consumo.

Dentro de um contexto em que a maioria das refeições são mais leves e ricas em vegetais, a pizza será muito bem-vinda de forma esporádica. “A quantidade ideal varia de acordo com a pessoa, mas o indicado sempre é não cometer exageros e comer para saciar a vontade”, ressalta Renata.

Entre as sugestões mais saudáveis da especialista para serem feitas em casa estão a pizza à base de batata doce e a pizza com massa de aveia e tapioca. “Essas duas ideias são ricas em fibras, que vão ajudar na sensação de saciedade, e ainda são livres de glúten, podendo ser consumidas por quem precisa evitar esse componente”, indica a profissional.

Na hora de escolher os recheios, optar por um molho de tomate de qualidade vai garantir mais sabor e elevar a qualidade nutricional da receita. “Quem busca mais praticidade e saúde, pode utilizar a passata de tomate no processo, pois é um molho mais encorpado, sem grandes quantidades de conservantes e que preserva os nutrientes do tomate”, acrescenta Renata.

E para os demais complementos, a nutricionista recomenda utilizar alimentos mais naturais, como frango desfiado, tomate, rúcula, brócolis, manjericão, cogumelos, cebola e orégano fresco, no lugar de embutidos e ultraprocessados, para deixar a receita caseira mais equilibrada.

“Outros elementos, embora processados, mas que são interessantes de acrescentar no recheio são as azeitonas, o atum, o tomate seco, o bacon artesanal e os queijos em geral”, finaliza a especialista.

E quem não quiser literalmente colocar a mão na massa, pode comemorar o Dia da Pizza com a família saboreando as opções de pizzas da linha Oba Bem Querer, disponíveis em todas as unidades da rede.

Confira o passo a passo das receitas propostas pela nutricionista e bom apetite!

MASSA DE PIZZA DE AVEIA E TAPIOCA

2 ovos

30ml de leite desnatado

1 xícara de tapioca

2 colheres de sopa de parmesão ralado

2 colheres de sopa de farinha de aveia

1 colheres de chá de fermento em pó

½ colher de café de sal

Preparo:
1) Misture tudo até formar uma massa homogênea.

2) Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.

3) Acrescente o recheio e leve ao forno por mais 10 a 15 minutos.

MASSA DE PIZZA DE BATATA DOCE

2 xícaras de chá de batata doce cozida e amassada

2 colheres de sopa de farinha de arroz

½ colher de café de sal

1 colher de sopa de azeite de oliva

Preparo:
1) Misture tudo até formar uma massa homogênea.

2) Coloque em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.

3) Acrescente o recheio e leve ao forno por mais 10 a 15 minutos.