News

CCON é a Nova Sede do Projeto Yoga na Rua

Class News

A partir dessa quinta-feira, 27 de junho, a Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer é a nova sede do Projeto Yoga na Rua

 

As aulas acontecerão todas as quintas-feiras, às 19hrs, e serão ministradas por professores que compõem a equipe de Ciro Castro, goiano radicado em São Paulo, que é o responsável pelo projeto e idealizador do Espaço Yogapada, em Higienópolis, na capital paulista, centro referência em práticas de bem estar. O Oscar Niemeyer é unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás).

O projeto Yoga na Rua procura abordar as posturas do Yoga, os chamados asanas, da mesma maneira que um grafiteiro coloca sua arte no muro. Ou seja, intervindo no ambiente urbano com a sua prática e desta forma trazendo um questionamento sobre a maneira que nos relacionamos nas grandes cidades.

Ciro destaca que o projeto surgiu de uma necessidade de desmitificar algumas visões sobre Yoga. Ele diz que se incomodava com propagandas, fotos e materiais de divulgação que mostravam apenas iogues com a beleza “padrão” e em lugares paradisíacos. “O Yoga pode ser feito por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Por isso, realizei ensaios fotográficos em lugares urbanos como a Rua Augusta, em São Paulo, no Mercado Central e na Rodoviária de Goiânia, tudo isso para quebrar o padrão do “Olimpo”. Desse ensaio, surgiu a ideia de realizarmos aulas gratuitas em lugares urbanos”.

Para Ciro, as aulas no Centro Cultural Oscar Niemeyer fomentarão os benefícios da Yoga. “Ficamos extremamente felizes com o convite de realizarmos as aulas no CCON, porque a prática do Yoga é para todos. A realização de aulas em um centro cultural é sempre positiva já que permite com que várias pessoas tenham acesso à prática”.

O professor destaca que o Yoga traz diversas vantagens tanto na parte física como emocional. “Quem pratica Yoga percebe, em cerca de dois meses, benefícios em todas as áreas. Se uma pessoa sofre com stress, ansiedade, o Yoga regula isso pois trabalhamos muito a respiração. A prática também auxilia no autoconhecimento.”

Para participar das aulas, basta trazer o próprio tapete e ser pontual. O Centro Cultural Oscar Niemeyer desenvolve diversos projetos para devolver o espaço cultural à população goiana. Uma programação especial de férias está sendo desenvolvida pela equipe da recém-inaugurada Biblioteca Infantil. Também estão previstos um Festival de Astronomia, Sessões do Cineclube do CCON e uma exposição com o acervo técnico do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC).

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *