Viagem

Uma Rota Turística da história, das antigas fazendas, cultura, artesanato, da natureza e do descobrimento

Class News

Uma boa forma de descobrir a história, cultura, natureza e a gastronomia é percorrer os Roteiros Caminhos da Corte e visitar as cidades do Vale Histórico é conhecer as antigas fazendas, artesanato, gastronomia de influência indígena, africana, e ibérica, cachoeiras, bosques e rica fauna e flora do sistema Mata Atlântica. Festas populares e religiosas, folclore, pracinhas e contadores de “causos”, edifícios históricos, museus, bibliotecas, chafarizes e tudo isto caminhando por ruas tranquilas, um exercício de paz e riqueza cultural. Arapeí teve sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias, o povoado teve seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, época na qual teve participação relevante na região.

A Cidade de Areias está localizada no Estado de São Paulo, no antigo traçado da Rodovia Rio-São Paulo, no Vale do Paraíba – Vale Histórico, sendo a primeira a cultivar o café na região, alcançando grande destaque no mercado cafeeiro nacional.

Há quem diga que Bananal é a “Capital das Cidades Mortas”, mas a cidade é muito mais do que isso. No passado, foi à principal via de escoamento das Minas Gerais para o porto de Parati (RJ). A última parada dos tropeiros que percorriam a Estrada Real antes de chegar ao porto de Parati e passar pela cidade Cunha uma região de muitos encantos.

Em meio a Serra do Mar esta a cidade de Bocaina, é o município que conserva a maior reserva de Mata Atlântica do país. Queluz teve sua origem interligada ao papel de Lorena, no povoamento da região. Localizada aos pés da Serra da Bocaina, a pequena cidade de São José do Barreiro, a mais nova Estância Turística do Estado de São Paulo, encanta com sua graça e a tranquilidade de um local abençoado pela natureza.

Com a vinda de artesãos que chegaram a Silveiras no final dos anos 70, teve início um processo de produção de artesanato junto à população local, que com o passar do tempo trouxe uma nova imagem para a pequena cidade, conhecida hoje como Portal do Vale Histórico.

 

Delson Carlos

Delson Carlos, Assessor de imprensa,Profissional de Marketing , colunista social, passou pelo: Jornal A Hora, Jornal da Imprensa, Jornal Diário do Estado de Goiás . Há 10 anos, escreve a coluna social Paparazzi, do Jornal Diário de Aparecida. Editor da Revista Class. formando em Marketing e pós-graduado em Marketing digital. Estudioso das redes sociais.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *